segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Vídeos sobre energia

Para quem não viu em aula, ou mesmo para quem quer ver de novo, seguem abaixo os links dos vídeos sobre energia no youtube...

Rap da energia:
vídeo 4 http://www.youtube.com/watch?v=oGEcG8Kfga0

O discreto charme das partículas elementares:
site 4 http://www.tvcultura.com.br/particulas/
Assita ao vídeo de introdução e, para saber mais sobre esse incrível mundo das sub-partículas que copõem a matéria, clique em PARTÍCULAS.

Trecho do filme "A última fortaleza", enfatizando a utilização da catapulta:
vídeo 4 http://www.youtube.com/watch?v=XXCJ-1BYo9E

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Luneta caseira

Olá,
atendendo a pedidos, estou colocando aqui o link para a construção de uma luneta caseira.

Este projeto foi elaborado pelo professor João Batita Canalle e é de fácil montagem. Para quem nunca observou a lua por uma luneta, vale a pena se dedicar um pouco e construir uma luneta para tal fim...

Abraços

http://www.fsc.ufsc.br/ccef/port/22-1/artpdf/a7.pdf

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Física de partículas na TV


10/11/2008

Notícia retirada da Agência FAPESP


O livro O discreto charme das partículas elementares, de Maria Cristina Abdalla, foi transformado em programa de televisão e será exibido nesta segunda-feira (10/11), às 19h30, na TV Cultura.
A autora é professora do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), foi professora associada do ICTP-Trieste, na Itália, e trabalhou na Organização Européia para Investigação Nuclear (Cern), em Genebra, na Suíça.
O programa, assim como o livro, a história das partículas elementares é reconstituída desde as primeiras descobertas que levaram à teoria quântica até as novas manifestações da matéria. A obra refaz a trajetória da mudança de modelos que levou ao Modelo Padrão da Física de Partículas.

A adaptação para a televisão procura utilizar a dramaturgia para simplificar o universo da física de partículas, tornando-o mais atrativo para os jovens. A data de exibição da atração coincide com o “Dia Mundial da Ciência pela Paz e Pelo Desenvolvimento”, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (Onu).

No programa, o apresentador Marcelo Tas leva a personagem principal, Rafael (Giovanni Delgado), para uma viagem em um mundo paralelo, com informações sobre átomos, elétrons, quarks, léptons e bósons mediadores e também sobre a teoria do big-bang.

Um dos destaques do programa é um rap que apresenta o maior acelerador de partículas do mundo – o Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês). A máquina, que entrou em funcionamento no em setembro de 2008, no Cern, deverá ajudar a explicar a origem da massa das partículas elementares e encontrar outras dimensões do espaço.

O roteiro é de Claudio Yosida e Dani Patarra, a direção de Ricardo Elias e a produção de Lina Murano.

Mais informações:
www.tvcultura.com.br/particulas

__________________________________________________________________
Depois do documentário, a TV Cultura disponibilizou um site somente falanando sobre o assunto, com muita informação, vídeos, etc.
Vale a pena conferir: http://www.tvcultura.com.br/particulas/