terça-feira, 28 de abril de 2009

Pouso histórico em Marte


A sonda Phoenix, da Nasa (agência espacial norte-americana), realizou um pouso histórico próximo ao pólo norte de Marte neste domingo (25). A Phoenix irá procurar água e avaliar as condições para a existência de vida no planeta, de acordo com membros da agência. É a primeira vez que uma espaçonave aterrissa em uma das regiões polares de Marte.

O brasileiro Ramon de Paula está entre os comandantes da operação, que exigiu um investimento de mais de US$ 450 milhões.

Impulsionada pela gravidade, a Phoenix, antes de entrar na atmosfera, estava a aproximadamente 20.400 km/h. Para diminuiu a sua velocidade e pousar ela abriu um pára-quedas e acionaou motores retropropulsores que ajudaram a reduzir a velocidade da sonda antes de atingir o solo.

Em 2002, cientistas descobriram que as regiões polares de Marte têm grandes reservatórios de água congelada sob uma camada de solo. A Phoenix foi lançada em 4 de agosto de 2007, para colher amostras da água e determinar se ela contém os elementos necessários para a existência de vida.

Antes da Phoenix, a Nasa tentou pousar uma sonda no pólo sul de Marte em 1999, mas ela se perdeu pouco antes de chegar ao solo.

Novo telescópio é lançado pela Nasa em busca de novas "Terras"

A Nasa irá lançar na sexta-feira às 22h48 (0h48 no horário de sábado em Brasília), o primeiro telescópio espacial com capacidade de encontrar um planeta fora do Sistema Solar com tamanho
e condições de habitabilidade semelhantes às da Terra.
Apelidado de Missão Kepler ele vai monitorar a luminosidade de 170 mil estrelas simultaneamente. Cada vez que o brilho de uma estrela cai, é sinal de que um planeta pode estar passando na sua frente. Esse método, conhecido como "trânsito", já é usado por outros telescópios.
Diferentemente de telescópios como o Hubble, porém, o Kepler não tirará fotos do Universo bonitas o suficiente para enfeitar paredes. Seu papel será mesmo medir a emissão de luz de cada estrela e perceber mínimas oscilações.















A missão durará ao menos três anos e meio, com orçamento previsto de US$ 591 milhões. O Kepler vai girar em torno do Sol, na mesma órbita da Terra, seguindo-a.
O Kepler vasculhará uma área específica do céu, perto da constelação do Cisne. É uma região da nossa galáxia muito rica em estrelas e, espera-se, em planetas. Outra vantagem é que o Sol nunca estará na direção em que o telescópio aponta, o que impediria as observações.
Fonte: Folha de São Paulo - versão on line
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u529125.shtml

domingo, 26 de abril de 2009

Como fazer uma entrevista


Alguns alunos me pediram pra postar alguma coisa para ajudar no trabalho sobre a entrevista. Sendo assim,, aqui vai alguns trechos que encontrei na Internet e que certamente irão guiá-los e auxiliá-los neste trabalho...

“A entrevista é um método de recolha de informações que consiste em conversas orais, individuais ou de grupos, com várias pessoas seleccionadas cuidadosamente...
Através de um questionamento oral ou de uma conversa, um indivíduo ou um informante-chave pode ser interrogado sobre os seus actos, as suas ideias ou os seus projectos. Previamente, a entrevista carece de um propósito (tema, objectivos e dimensões) bem definido e é essencial ter uma imagem do entrevistado, procurando caracterizar sucintamente a sua pessoa.

Antes da realização da entrevista, deve-se efectuar um pré-teste...  Depois de registada em papel ou em suporte magnético ou digital, a informação recolhida pela entrevista é tratada com vista à sua análise e à redação das conclusões.

Etapas na elaboração da redação da entrevista
1. Redigir o cabeçalho com identificação (instituição, proponentes, título, data)
2. Incluir uma apresentação sucinta da entrevista, incluindo os objectivos;
3. Alinhar as perguntas na vertical e com espaçamento ajustado;
4. Utilizar tipo de letra legível, parágrafo justificado, margens da página com 2 cm e, eventualmente, imagens à direita do texto;

Procedimentos durante uma entrevista 
1. Esclarecimento do que pretende o entrevistador e do objectivo da entrevista;
2. Ressaltar a necessidade da colaboração do entrevistado;
3. Verificar que o espaço/local da entrevista favorece a descontracção do entrevistado;
4. Manter uma distância audível entre o entrevistado e o entrevistador (1 a 2 metros);
5. Mostrar compreensão e simpatia pelo entrevistado;
6. Usar um tom informal, de conversa, mais do que de entrevista formal;
7. Começar com questões fáceis de responder (para pôr o entrevistado à vontade);
8. Apresentar uma questão de cada vez;
9. Antes de iniciar a entrevista, pedir autorização ao entrevistado para fazer a gravação;
10. Registar com as mesmas palavras do entrevistado, evitando resumi-las;
11. Não demorar mais do que 25 minutos;
12. Parar antes do tempo previsto se o ambiente se tornar demasiado constrangedor.

(Simões, Alcino. (1998-200?). Como realizar uma entrevista passo-a-passo. Folha do alcino. http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/ideias/comunica/entrevista.htm)


E para quem quiser ver uma excelente entrevista, analisando toda a sua estrutura, sugiro que leia esta aqui, feita pela revista Ciência Hoje. (vai precisar ter o adobe reader instalado)

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Dia Mundial da Ciência

     Em comemoração ao Dia Mundial da Ciência, 10 de novembro, a UNESCO está promovendo um concurso de trabalhos escritos e desenhos sobre o tema: Nossa presença no cosmos.
     Podem participar todos os alunos do Ensino Médio.  Os trabalhos e desenhos deverão ser enviados até o dia 24 de agosto.

Mais informações no link: http://www.brasilia.unesco.org/diadaciencia


quinta-feira, 23 de abril de 2009

Encontro cósmico

     Com 270 metros de diâmetro e peso de cerca de 20 milhões de toneladas, o asteróide Apophis passará próximo à Terra no dia 13 de abril de 2029. 

     Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), mesmo que não ofereça perigo real, ele representa um tipo de objeto que pode ser encarado como uma ameaça futura.

     A ameaça está na combinação de tamanho com imensa energia cinética. Se o Apophis se chocasse com a Terra, os resultados seriam catastróficos. Por conta disso, os cientistas reunidos na Espanha pretendem começar a usar a visita do asteroide para reunir conhecimentos que possam ser empregados em eventos semelhantes.


quarta-feira, 22 de abril de 2009

Nasa lança site em comemoração aos 40 anos da conquista da Lua

No dia 20 de julho próximo será comemorado o 40º aniversário da conquista da Lua. Foi nesse dia, em 1969, que o astronauta Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a andar pelo satélite terrestre, após ter percorrido com os companheiros Buzz Aldrin e Michael Collins, a bordo da Apolo 11, os mais de 360 mil quilômetros desde a superfície terrestre.

“Um pequeno passo para o homem; um gigantesco salto para a humanidade”, foram as palavras ditas por Armstrong e que imediatamente marcaram a história do século 20.

Para marcar os 40 anos da mais famosa missão espacial a Nasa, a agência espacial norte-americana, está planejando uma série de eventos e atividades durante este ano. Além de celebrar o programa Apolo, o objetivo é destacar suas conquistas e benefícios derivados do desenvolvimento tecnológico necessário para seu sucesso.

Além da Apolo 11 outras cinco missões – as Apolo 12, 14, 15, 16 e 17 – levaram astronautas para a Lua, onde colheram poeira e rochas e realizaram experiências para medir dados físicos, sísmicos, magnéticos e o vento solar na superfície. Andaram, pularam, rodaram com um jipe e até arriscaram tacadas com bolas de golfe. E, desde 1971, nunca mais retornaram. Mas a Nasa planeja voltar com missões tripuladas ao satélite na próxima década.

O site traz curiosidades como a tecnologia e a engenharia envolvidas na construção e direção do módulo lunar até a segurança da superfície. Outra curiosidade são as “árvores da Lua”, crescidas a partir de mais de 400 sementes levadas pelo astronauta Stuart Roosa – que fez parte do Serviço Florestal norte-americano – na Apolo 14. Após retornarem à Terra, as sementes foram plantadas em diversos locais dos Estados Unidos e em outros países.

Outro destaque são as muitas fotos, diversas em alta resolução, como da primeira pegada deixada por Armstrong no solo lunar, além de vídeos das missões do programa e de depoimentos de pessoas que descrevem onde estavam e o que sentiram quando viram pela televisão os primeiros passos do homem em outro corpo celeste.

terça-feira, 21 de abril de 2009

"Calmaria" do Sol intriga os astrônomos

O Sol passa por um de seus períodos mais quietos por quase um século, praticamente sem manchas solares (explosões na atmosfera solar) e emitindo poucas chamas.

A observação da estrela mais próxima da Terra está intrigando os astrônomos, que estão prestes a estudar novas imagens do Sol captadas no espaço na Reunião Nacional de Astronomia do Reino Unido.

O Sol normalmente passa por ciclos de atividade de 11 anos. Em seu pico, ele tem uma atmosfera efervescente que lança chamas e "pedaços" gasosos super quentes do tamanho de pequenos planetas. Depois deste pico, o astro normalmente passa por um período de calmaria.

Esperava-se que o Sol voltasse a esquentar no ano passado depois de uma temporada de calmaria. Mas em vez disso, a pressão do vento solar chegou ao seu nível mais baixo em 50 anos, as emissões radiológicas são as mais baixas dos últimos 55 anos e as atividades mais baixas de manchas solares dos últimos 100 anos.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo - Caderno Ciências - leia mais

Stephen Hawking é internado às pressas


O astrofísico britânico Stephen Hawking, que padece de uma enfermidade degenerativa diagnosticada há mais de 40 anos, está muito doente e foi internado às pressas, anunciou um porta-voz da Universidade de Cambridge.

"O professor Hawking está muito doente e foi levado para o hospital de Addenbrooke, em Cambridge", declarou o porta-voz. "Ele se sentia mal há várias semanas".

Stephen Hawking, de 67 anos, mundialmente conhecido por seus trabalhos sobre o universo, é o autor de "Uma breve história do tempo", um dos maiores sucessos da literatura científica.

Portador de esclerose lateral amiotrófica desde os 22 anos, Hawking se movimenta numa cadeira de rodas especial e se comunica através de um computador e um sintetizador vocal (leia mais).

terça-feira, 14 de abril de 2009

A Física aplicada ao estudo de grandes obras de arte


Investigadores da Universidade de Coimbra estão usando técnicas da física no estudo de obras de arte do século XVI, permitindo assim caracterizar mais precisamente esses autores estudados.

Através de técnicas como espectroscopia Raman (que, em poucos segundos, fornece informação química do material) e difração de raio X pelo método de pó (esta última aplicada pela primeira vez ao estudo de obras de arte, usando amostras micrométricas) os investigadores analisaram, caracterizaram e compararam as obras de artistas.

Pelo estudo pode-se descobrir a riquesa em diversidade e também a origem dos materiais da época áurea pós-descobrimentos, que podem ser originários de África, Índia ou Brasil.

Este trabalho é importante para a caracterização da obra dos autores, permitindo esclarecer dúvidas em termos de autoria, e também para intervenções de conservação e restauro.

Saiba mais sobre a Espectroscopia Raman e sobre a Difração de Raio X

domingo, 5 de abril de 2009

Movimentos da Terra - Palestra dirigida à alunos da OBA

Como muitos alunos, a maioria na verdade, não assistiram à apresentação, na última quarta, das aulas preparatórias para a OBA, estou colocando aqui no BLOG a apresentação que passei em sala.

Qualquer duvida é só deixar um cometário. Lembre-se, dúvidas deixadas nos comentários poderão ser lidas por todos e, assim, ser útil para muitos.


Ah, não esqueçam, nesta quinta-feira, à partir das 19:00 hs, estaremos fazendo um observação noturna. Peço a todos que tiverem binóculos, luntas, etc que tragam.




Abraços

Trabalho de Geometria para o 1° Bimestre

Atendendo a pedidos, segue o link para o trabalho de geometria para o primeiro bimestre.



Aproveite o trabalho para se guiar em seus estudos para a prova. Lembre-se, você pode conseguir copiar as respostas do trabalho de seu colega de sala, mas não poderá fazer isso nem na prova nem na sua vida.