terça-feira, 26 de outubro de 2010

Vamos minerar na Lua???

Colisão indica que cratera na Lua tem água e prata

     É incrível como há muito o que se descobrir no Unirveso. Até mesmo a Lua, nosso tão formoso satélite, vive nos surpreendendo.
     É comum nos filmes de ficção científica vermos naves de exploração mineral, campos de mineração na Lua e em outros astros do Universo. Quando será o dia em que isso deixará de ser ficção e se tornará realidade?

     Ao que diz respeito à Lua, pelo menos já podemos dizer que "descobrimos minério"...


     Em outubro de 2009 foi lançada uma missão lunar, a Lunar CRater Observing and Sensing Satellite (LCROSS),  com o objetivo de analisar fragmentos de uma cratera da Lua. Em tal missão, um foguete foi lançado para colidir com a Lua em uma determinada cratera e, assim, levantar poeira e fragmentos sólidos pra análise do que poderia existir em camadas mais profundas da superfície da Lua.
     O resultado, publicado na Revista Science de 22/10, mostra que foi descoberto não apenas água, mas também  diversos outros compostos, como monóxido de carbono, dióxido de carbono, hidroxila, amônia, sódio e até mesmo prata.
     O impacto do foguete produziu um buraco com cerca de 25 metros de diâmetro e lançou material desde 1,80 metro de profundidade. A nuvem de detritos gerada pela colisão chegou a cerca de 800 metros acima da superfície da cratera, ejetando quase 2 toneladas de material e sendo o suficiente para atingir a luz solar.

     Esses resultados, segundo Schultz, um dos pesquisadores responsáveis pelo projeto, é importante para nos trazer respostas sobre a formação dos planetas e demais corpos do nosso sistema solar. Segundo Schultz,  “trata-se de um arquivo de bilhões de anos, preso em crateras em sombras permanentes. Pode haver ali pistas para a história da Lua, da Terra, do Sistema Solar e de nossa galáxia. E está tudo ali, implorando para que voltemos”...

   Fonte: Agência FAPESP - 22/10/2010
  

sábado, 23 de outubro de 2010

Descoberta a galáxia mais distante de nós


O objeto astronômico mais distante da Terra de que se tem conhecimento acaba de ser descoberto. Distante e antigo, pois a luz identificada pelo estudo foi emitida por uma galáxia há mais de 13 bilhões de anos, quando o Universo contava com apenas 600 milhões de anos.
A galáxia UDFy-38135539 foi identificada a partir de observações com o Very Large Telescope (VLT), do European Southern Observatory (ESO), instalado em Cerro Paranal, no Chile. O estudo foi publicado na edição desta quinta-feira (21/10) da revista Nature



Além de ser o objeto mais antigo já descoberto, a galáxia UDFy-38135539 é de grande interesse para a ciência por ser uma emissão da “era da reionização”, período na infância do Universo quando a radiação das primeiras galáxias ionizou o gás em sua volta alterando seu estado físico.
Segundo os autores do estudo, à medida que mais galáxias dessa era forem descobertas, será possível entender melhor a natureza das forças responsáveis por esse importante processo na evolução do Universo.
Estima-se que a reionização tenha terminado 1 bilhão de anos após o Big Bang. O processo encheu o Universo com uma espécie de névoa de hidrogênio, o que dificulta a observação de objetos com a idade da UDFy-38135539.

Fonte: Revista FAPESP

domingo, 17 de outubro de 2010

Movendo objetos com a luz!!!

      Apenas com o uso de um feixe laser especialmente criado para a pesquisa, cientistas conseguiram mover uma pequena partícula por uma distância de 1,5 metros, algo nunca antes conseguido.
     A experiência foi realizada pela equipe do Centro de Física a Lase da Universidade da Austrália, usando como partículas microesferas com diâmetros de 60 a 100 micrometros, ou seja, esferas com diâmetro 10 vezes menor que um milímetro.
     Por muitos anos tentava-se esse tipo de movimentação, mas sempre sem êxito. A manipulação óptica de partículas por grandes distâncias pode ter muitas aplicações, como por exemplo permitir que se realize o transporte de substâncias perigosas sem a necessidade do toque.
     A técnica utilizada  não funciona no vácuo, o que restringe seu uso apenas na Terra, mas já é cogitada na utilização de montagens de micro máquinas e componentes eletrônicos.

sábado, 2 de outubro de 2010

Gliese 581g - O novo planeta que pode abrigar vida!!!



     Pesquisadores da Univesidade Santa Cruz da Califórnia (UC) e do Carnegie Institution of Washington anunciaram a descoberta de m planeta com cerca de 3 vezes a massa da Terra.
     O que chama a atenção na descoberta anunciada é que este planeta, entre os mais de 490 já descobertos fora do Sistema Solar, é o que possui a maior semelhança com a Terra, sendo assim considerado o mais propício à existência de vida na forma como a conhecemos.


     A descoberta é o resultado de mais de uma década de observação usando o W. M. Keck Observatory no Havaí, um dos maiores telescópios ópticos do mundo.
     De acordo com os pesquisadores, a distância que o Gliese 581g (nome com o qual foi batizado) se encontra de sua estrela, a Gliese 581 (uma anã vermelha), permite que em sua superfície exista água líquida. Além do mais, a massa do Gliese 581g, cerca de 3 a 4 vezes a massa da Terra, indica que o planeta seja rochoso, sendo assim possível de sustentar uma atmosfera.
     Publicada no Astrophysical Journal, esta descoberta é, como mencionado, fruto de um trabalho de 12 anos de Steven Vogt, professor de astronomia e astrofísica da UC Santa Cruz e de Paul Butler, do Carnegie Institution.
  
     Outro dado que impressiona é a proximidade deste planeta com a Terra, apenas 20 anos-luz. Levando em conta que só a nossa galáxia, a Via Lácta, possui um diâmetro médio de 100 mil anos luz, é como se este planeta fosse um "vizinho" de rua.

Gliese 581 System
Compararação do sistema Gliese 581 com o nosso Sistema Solar
Imagem: National Science Foundation/Zina Deretsky


artist's conception
Concepção artística mostrando os 4 planetas do sistema  Gliese 581. O maior planeta é o recém descoberto Gliese 581g, que possui um período orbital de 37 dias e um diâmetro cerca de 20% a 40% maior que o diâmetro da Terra.
Imagem: Lynette Cook

Fontes:
- NASA
University of California (UC) Santa Cruz
Carnegie Institution
http://arxiv.org/