domingo, 21 de novembro de 2010

Eis que surge a anti-matéria

Diagrama mostra a região onde o anti-hidrogénio é sintetizado e aprisionado no ALPHA (Clique para aumentar | Imagem: Nature)Físicos do CERN tiveram anti-matéria nas mãos

Físicos do Centro Europeu de Investigação Nuclear (CERN) conseguiram, pela primeira vez, aprisionar anti-matéria, embora apenas durante um décimo de segundo. A equipa internacional que trabalha na experiência ALPHA capturou 38 átomos de anti-hidrogénio e, embora tenha sido por muito pouco tempo, foi o suficiente para poderem ser estudados e haver uma melhor compreensão sobre a origem do Universo.

A existência de anti-matéria foi prevista em 1931 pelo físico inglês Paul Dirac. Trata-se de uma matéria “espelho” daquela que é conhecida no Universo. As antipartículas são idênticas às partículas que lhes correspondem, mas têm uma carga eléctrica inversa. A anti-matéria anula-se ao entrar em contacto com matéria, pelo que é quase impossível observá-la.

Já em 1995, físicos do CERN conseguiram produzir anti-matéria, mas esta desapareceu de imediato, pelo que não foi possível estudá-la.

fonte: Artigo publicado no Ciência Hoje -