terça-feira, 12 de abril de 2011

"A Terra é a zul"





     A exatos 50 anos o astronauta russo Yuri Alekseyevich Gagarin, o 1° homem a ir ao espaço, constatava a beleza do nosso planeta, um azul magestral. O feito ocorreu no dia 12 de abril de 1961.

    [ “A Terra é azul”, disse Gagarin de uma altitude de 300 quilômetros ao controle da missão. Quatro anos antes a então União Soviética havia lançado o primeiro satélite, o Sputnik. Depois, o primeiro animal, a cadela Laika. Com o primeiro homem, a corrida espacial parecia ganha logo após ter começado, restando aos Estados Unidos ambicionar chegar primeiro à Lua, o que conseguiram em 1969.]


     Em julho do mesmo ano, 1961, Gagarin esteve no Brasil, passando por Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. O feito foi tão importante e de tamanha repercussão que até hoje milhares de meninos são batizados com o nome de Yuri, homenagiando o célebre astronauta.

     Em comemoração a esses 50 anos do vôio de Gagarin  o escritor e cineasta inglês Christopher Riley, pesquisador visitante na Universidade de Lincoln, no Reino Unido, produziu o filme First Orbit.





Com imagens feitas pelas tripulações da Estação Espacial Internacional e com a ajuda da Agência Espacial Europeia para recriar a viagem histórica da Vostok 1 o filme mostrar o planeta de forma como Gagarin pode tê-lo admirado em 1961.

POutros 444 eventos em 70 países estão previstos para a comemoração da data.

No Brasil, o Planetário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, o Clube de Astronomia Louis Cruls, em Campos dos Goytacazes (RJ), e o Clube de Astronomia de Fortaleza são alguns dos grupos brasileiros que farão parte desta comemoração.

Fonte: Agência FAPESP

sábado, 9 de abril de 2011

Vamos aprender Física Quântica?


Jogo da Unesp     A Física Quântica é uma das áreas  mais fascinantes da Física, mas também uma das mais complexas. Lidar com partículas minúsculas e impossíveis de se ver a olho nu causa grande complexidade à grande maioria das pessoas.               Para minimizar essa dificuldade e poder deixar este deslumbrante campo mais ao alcance das pessoas, um grupo de cientistas brasileiros do Centro Regional de Análise de São Paulo criou um jogo, chamado de  Spracegame.


     No jogo uma nave espacial microscópica tem missões relacionadas a partículas elementares. Na primeira fase, a nave deve capturar e identificar partículas quânticas conhecidas como  múons e quarks para identificação.

     Sendo baseado na linguagem Java o ogo possui grande flexibilidade quanto a sistemas operacionais, podendo rodar em computadores com Windows, Linux ou Mac.

     Você pode fazer o download do jogo, gratuitamente, no link



domingo, 3 de abril de 2011

Lista de Classificados na Olimpíada Atualizada

Nova alteração na lista.

Por um descuido não constavam na lista os nomes dos alunos da 8ª Série C.
(Obrigado Vitória por nos alertar!!!)

Está na lista agora também os classificados do noturno, que não estava antes.

Para acessar, abra a postagem original

Lista de Classificados na Olimpíada

As atividades para a próxima fase se iniciarão na próxima semana.

Iremos avisar nas salas a data e horário.

Att. Prof. M. Sc. Marcus Gusman