domingo, 25 de setembro de 2011

A barreira da velocidade da luz foi quebrada?



     Já a algum tempo, após uma experiência onde um feixe de neutrino foi enviado de Genebra para a Itália, os cientistas do CERN obtiveram algo que achavam impossível, uma velocidade acima da velocidade da luz.
     Pela teoria da Relatividade, proposta por Einsteins, nada pode viajar acima da velocidade da luz. A teoria de Einstein fornece resultados tão precisos que é difícil acreditar que ela possa estar errada.

     Após a emissão do feixe de neutrinos, a velocidade media foi de 60 nanosegundos mais rápida que a velocidade da luz, com um erro de apenas 10 nanosegundos. Se os dados estiverem certos, eles realmente viajaram com velocidade acima da da luz e põe em cheque a Teoria da Relatividade.

     Os próprios cientistas que realizaram o experimento e, por achar muito estranho ficaram por um bom tempo reanalisando os cálculos, pediram para que a comunidade científica faça novas análise para que seja confirmado o fato ou não. O Fermilab, nos EUA, já se prontificaram a fazer isso.


     Agora é esperar para ver se realmente isso se confirma!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Guia de profissões UNESP 2012 / 2013



   A UNESP já lançou o seu guia de profissões para 2012 e 2013, com uma tiragem de 200 mil exemplares.
A novidade desta vez fica a cargo do enfoque maior aos cursos que a instituição oferece, enfatizando ser um ensino público e de qualidade.

   O guia pode ser acessado gratuitamente em sua versão online, pelo endereço


   Além das informações sobre os cursos, o guia trás também informações sobre o vestibular, intercâmbios e a dupla diplomação com uma instituição francesa.

   No total o guia possui informações sobre 171 cursos de graduação e 118 programas de pós-graduação. 


   Ainda está em dúvida sobre qual carreira seguir? Vale a pena deixar o facebook e o msn de lado e gastar algum tempo navegando pelo guia!!!

domingo, 4 de setembro de 2011

Descoberto o primeiro casal de buracos negros



     Astrônomos do Observatório X Chandra, da Nasa, descobriram o primeiro "par" de Buracos Negros Supermassivos, localizados em uma galáxia espiral, semelhante à Via Lácta.

     Os dois buracos negros estão separados por apenas 490 anos-luz e acreditam os astrônomos que eles são remanescentes da fusão de duas galáxias, a 1 bilhão de anos. Ambos estão crescendo e emitindo raio-X à medida que vão aquecendo.


     O artigo A close nuclear black-hole pair in the spiral galaxy NGC 3393 (doi:10.1038/nature10364), de G. Fabbiano e outros, pode ser lido por assinantes da Nature em www.nature.com/nature/journal/vaop/ncurrent/full/nature10364.html.

     Mais informações: www.nasa.gov/chandra 


     Fonte: Agência FAPESP - 02-09-2011