domingo, 20 de novembro de 2011

LHC - Uma nova Física


LHC revela indícios de uma nova física

     Muitas descobertas feitas através da análise dos dados coletados nas centenas de colisões do LHC poderão levar a uma nova Física. Não que a Física estudada hoje em dia não tenha mais valor, não seja mais correta, mas ela pode não ser suficiente para explicar e entender o que passamos a observar e a registar.

     Na semana passada, mais precisamente na segunda, 12 de novembro, cientistas do LHC apresentaram fenômenos que estão fora da Física como a conhecemos hoje, e, se comprovados, levarão a novas teorias.

     Os Mésons-D (as mais leves partículas formadas por "quarks charms") parecem, segundo os resultados obtidos, decair de uma forma inesperada, diferentemente de suas antipartículas. Essa quebra de simetria pode nos levar a compreender porque vemos muito mais matéria do que antimatéria no Universo.

     Os resultados ainda precisam passar por análises mais profundas, embora já tenham obtido uma certeza estatística de 3,5 sigmas*.

"Certamente este tipo de efeito, uma nova fonte de violação de CP, pode ser uma manifestação da física que estabelece a assimetria matéria-antimatéria," explicou o Dr. Matthew Charles, que apresentou os resultados.
 Este resultado é uma dica de algo interessante, e, se ele se confirmar, isso significará que, no mínimo, a nossa atual compreensão teórica precisa melhorar," afirmou. "É exatamente o tipo de coisa para a qual o LHC foi construído."





* A certeza estatística é uma espécie de corroboração de uma descoberta. usa-se uma escala de 5 sigmas para comprovar uma nova descoberta.
   Sigma, chamado de "Desvio Padrão", é uma medida da improbabilidade de um resultado ser apenas um mero acaso.
   Três sigmas é equivalente a  jogar uma moeda e obter oito caras consecutivas. Cinco sigmas equivaleria a obtermos 20 vezes o mesmo resultado.
   Tamanha coincidência é tida como totalmente improvável, o que leva a comunidade científica a aceitar a descoberta como uma certeza.