sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Astrônomos descobrem a galáxia mais velha do Universo



   O Astrônomo Wei Zheng, do departamento de Física e Astronomia da Universidade americana Johns Hopkins, e sua equipe descobriram, com a ajuda do telescópio espacial Hubble, a mais velha galáxia até agora detectada, formada a apenas 500 milhões de anos após o Big Bang.
   As imagens mais antigas que temos do Universo remontam à sua criação e são dadas pela chamada radiação de fundo, uma espécie de ruído causado pela explosão do Big Bang. Esse ruído ocorreu a 400 mil anos após a grande explosão. Com o auxílio do Hubble e sua câmera infravemelha instalada em 2009, os astrônomos vêm conseguindo detectar mais de uma centena de galáxias de épocas entre 650 e 850 milhões de anos.
   Os astrônomos acreditam que ainda irão identificar mais galáxias tão velhas quanto essa, com apenas 500 milhões de anos. A dificuldade nessa identificação é devido ao sinal dessas galáxias serem extremamente tênues.

Fonte: Terra

domingo, 9 de setembro de 2012

Astrônomos Japoneses descobrem nuvem em espiral

A nuvem com formato espiral foi descoberta por astrônomos japoneses. Foto: Keio University/National Astronomical Observatory of Japan/Divulgação
A nuvem com formato espiral foi descoberta por astrônomos japoneses
Foto: Keio University/National Astronomical Observatory of Japan/Divulgação

   Descoberta por astrônomos japoneses, a nuvem em espiral encontra-se no centro da Via Láctea, e possui  um volume centenas de milhares de vezes maior que o do Sol, estando distante da Terra cerca de 30 mil anos luz. Devido a sua forma a nuvem recebeu o nome peculiar de "rabo de porco".
   Segundo o pesquisador Tomoharu Oka, da Universidade de Keio, em Tóquio, o raro fenômeno deve ter se originado da colisão de duas nuvens moleculares gigantescas. Uma nuvem molecular é formada por gás e poeira na forma molecular e são essas nuvens que acabam por formar novas estrelas. Até hoje somente duas nuvens em formato espirais tinham sido identificadas, mostrando a raridade do fenômeno.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Prós e contras a instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte


     A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte é sempre um assunto instigante nas aulas. O estudo físico do uso, construção, operação e impactos ambientais das usinas hidrelétrica nos mostra que, muito ao contrário do que dizem os interessados, as hidrelétricas são altamente poluidoras. O grande problema é que construções faraônicas satisfazem as grandes construtoras que, infelizmente, tem grande poder político em nosso país.

     Mas obviamente existem algumas vantagens na construção de Belo Monte, mesmo que elas sejam, a meu ver, bem poucas.

     Conhecer tudo o que está por trás desta usina, seus pontos positivos e seus pontos negativos é um dever de todo brasileiro e em muito contribui para a nossa formação.

     Você acha que Belo Monte será boa para o Brasil? Há ou não vantagens reais em sua construção? Ela é realmente necessária? Antes de ficar aí pensando e tentando responder a estas perguntas, informe-se. Leia os textos de referência abaixo e tire suas próprias conclusões.