terça-feira, 28 de abril de 2009
Pouso histórico em Marte
Novo telescópio é lançado pela Nasa em busca de novas "Terras"
e condições de habitabilidade semelhantes às da Terra.
Apelidado de Missão Kepler ele vai monitorar a luminosidade de 170 mil estrelas simultaneamente. Cada vez que o brilho de uma estrela cai, é sinal de que um planeta pode estar passando na sua frente. Esse método, conhecido como "trânsito", já é usado por outros telescópios.
Diferentemente de telescópios como o Hubble, porém, o Kepler não tirará fotos do Universo bonitas o suficiente para enfeitar paredes. Seu papel será mesmo medir a emissão de luz de cada estrela e perceber mínimas oscilações.
A missão durará ao menos três anos e meio, com orçamento previsto de US$ 591 milhões. O Kepler vai girar em torno do Sol, na mesma órbita da Terra, seguindo-a.
O Kepler vasculhará uma área específica do céu, perto da constelação do Cisne. É uma região da nossa galáxia muito rica em estrelas e, espera-se, em planetas. Outra vantagem é que o Sol nunca estará na direção em que o telescópio aponta, o que impediria as observações.
Fonte: Folha de São Paulo - versão on line
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u529125.shtml
domingo, 26 de abril de 2009
Como fazer uma entrevista
Alguns alunos me pediram pra postar alguma coisa para ajudar no trabalho sobre a entrevista. Sendo assim,, aqui vai alguns trechos que encontrei na Internet e que certamente irão guiá-los e auxiliá-los neste trabalho...
“A entrevista é um método de recolha de informações que consiste em conversas orais, individuais ou de grupos, com várias pessoas seleccionadas cuidadosamente...
E para quem quiser ver uma excelente entrevista, analisando toda a sua estrutura, sugiro que leia esta aqui, feita pela revista Ciência Hoje. (vai precisar ter o adobe reader instalado)
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Dia Mundial da Ciência
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Encontro cósmico
Com 270 metros de diâmetro e peso de cerca de 20 milhões de toneladas, o asteróide Apophis passará próximo à Terra no dia 13 de abril de 2029.
Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), mesmo que não ofereça perigo real, ele representa um tipo de objeto que pode ser encarado como uma ameaça futura.
A ameaça está na combinação de tamanho com imensa energia cinética. Se o Apophis se chocasse com a Terra, os resultados seriam catastróficos. Por conta disso, os cientistas reunidos na Espanha pretendem começar a usar a visita do asteroide para reunir conhecimentos que possam ser empregados em eventos semelhantes.
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Nasa lança site em comemoração aos 40 anos da conquista da Lua
“Um pequeno passo para o homem; um gigantesco salto para a humanidade”, foram as palavras ditas por Armstrong e que imediatamente marcaram a história do século 20.
Para marcar os 40 anos da mais famosa missão espacial a Nasa, a agência espacial norte-americana, está planejando uma série de eventos e atividades durante este ano. Além de celebrar o programa Apolo, o objetivo é destacar suas conquistas e benefícios derivados do desenvolvimento tecnológico necessário para seu sucesso.
O site traz curiosidades como a tecnologia e a engenharia envolvidas na construção e direção do módulo lunar até a segurança da superfície. Outra curiosidade são as “árvores da Lua”, crescidas a partir de mais de 400 sementes levadas pelo astronauta Stuart Roosa – que fez parte do Serviço Florestal norte-americano – na Apolo 14. Após retornarem à Terra, as sementes foram plantadas em diversos locais dos Estados Unidos e em outros países.
Outro destaque são as muitas fotos, diversas em alta resolução, como da primeira pegada deixada por Armstrong no solo lunar, além de vídeos das missões do programa e de depoimentos de pessoas que descrevem onde estavam e o que sentiram quando viram pela televisão os primeiros passos do homem em outro corpo celeste.
terça-feira, 21 de abril de 2009
"Calmaria" do Sol intriga os astrônomos
O Sol passa por um de seus períodos mais quietos por quase um século, praticamente sem manchas solares (explosões na atmosfera solar) e emitindo poucas chamas.
A observação da estrela mais próxima da Terra está intrigando os astrônomos, que estão prestes a estudar novas imagens do Sol captadas no espaço na Reunião Nacional de Astronomia do Reino Unido.
O Sol normalmente passa por ciclos de atividade de 11 anos. Em seu pico, ele tem uma atmosfera efervescente que lança chamas e "pedaços" gasosos super quentes do tamanho de pequenos planetas. Depois deste pico, o astro normalmente passa por um período de calmaria.
Esperava-se que o Sol voltasse a esquentar no ano passado depois de uma temporada de calmaria. Mas em vez disso, a pressão do vento solar chegou ao seu nível mais baixo em 50 anos, as emissões radiológicas são as mais baixas dos últimos 55 anos e as atividades mais baixas de manchas solares dos últimos 100 anos.
Fonte: Jornal Folha de São Paulo - Caderno Ciências - leia mais