A exatos 50 anos o astronauta russo Yuri Alekseyevich Gagarin, o 1° homem a ir ao espaço, constatava a beleza do nosso planeta, um azul magestral. O feito ocorreu no dia 12 de abril de 1961.
[ “A Terra é azul”, disse Gagarin de uma altitude de 300 quilômetros ao controle da missão. Quatro anos antes a então União Soviética havia lançado o primeiro satélite, o Sputnik. Depois, o primeiro animal, a cadela Laika. Com o primeiro homem, a corrida espacial parecia ganha logo após ter começado, restando aos Estados Unidos ambicionar chegar primeiro à Lua, o que conseguiram em 1969.]
Em julho do mesmo ano, 1961, Gagarin esteve no Brasil, passando por Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. O feito foi tão importante e de tamanha repercussão que até hoje milhares de meninos são batizados com o nome de Yuri, homenagiando o célebre astronauta.
Em comemoração a esses 50 anos do vôio de Gagarin o escritor e cineasta inglês Christopher Riley, pesquisador visitante na Universidade de Lincoln, no Reino Unido, produziu o filme First Orbit.
Com imagens feitas pelas tripulações da Estação Espacial Internacional e com a ajuda da Agência Espacial Europeia para recriar a viagem histórica da Vostok 1 o filme mostrar o planeta de forma como Gagarin pode tê-lo admirado em 1961.
POutros 444 eventos em 70 países estão previstos para a comemoração da data.
No Brasil, o Planetário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, o Clube de Astronomia Louis Cruls, em Campos dos Goytacazes (RJ), e o Clube de Astronomia de Fortaleza são alguns dos grupos brasileiros que farão parte desta comemoração.
Fonte: Agência FAPESP