terça-feira, 24 de julho de 2012

O Fim do Universo


No fim, nem os átomos vão resistir, aponta pesquisa. Foto: Nasa/ Divulgação   No ano passado o Noel de Física foi dado para os pesquisadores que descobriram que o Universo ainda está em expansão. Mas até quando esta expansão continuará? O que irá acontecer depois que ela parar? Como tudo irá acabar?
   É exatamente estas respostas que um grupo de físicos chineses se empenhou e, no último domingo, lançaram uma análise sobre a data para o fim do Universo.   Segundo os pesquisadores isto irá ocorrer daqui a 16,7 bilhões de anos em um evento chamado Big Rip (grande ruptura em português).

   De acordo com o a Teoria do Big Rip, com o tempo, a força de repulsão devido à matéria escura irá, aos poucos, superar as demais forças de atração, como a da gravidade. Isso irá fazer com que as estrelas e planetas se afastem. Segundo o grupo de cientistas chineses, a Via Láctea irá se "quebrar" em 32,9 milhões de anos. Dois meses antes a Terra se desvincularia do Sol e cinco dias antes a Lua nos deixaria. 28 minutos antes de tudo acabar o Sol deixaria de existir e, com apenas 16 minutos antes do final do Big Rip, a Terra explodiria.

   Mas não se preocupe, não vamos estar aqui para observar!!!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

LHC anuncia fortes evidências de ter encontrado os Bósons de Higgs

   Como mencionei na postagem de terça-feira, ontem o LHC oficialmente anunciou que podem ter encontrado o  tão procurado Bóson de Higgs.

   Procurado a mais de meio século, é a última e única partícula que não foi descoberta do chamado "Modelo Padrão". O Bóson é uma partícula hipotética que foi postulada pelo físico britânico Peter Higgs. Posteriormente, foi usada por Steven Weinberg em uma teoria para descrever e explicar a formação do Universo, através de partículas elementares, o chamado Modelo Padrão.

   Ontem os cientistas do LHC anunciaram a descoberta de uma nova partícula, com massa em torno de 126 GeV, e que estas partículas poderiam ser os tão esperados Bósons de Higgs.

“Observamos sinais claros de uma nova partícula, ao nível de 5 Sigma (probabilidade do resultado da medida ser verdadeira), na região de massa em torno de 126 GeV. Um pouco mais de tempo será necessário para finalizarmos estes resultados e ainda mais dados e estudos serão necessários para determinar as propriedades da nova partícula”, disse Fabiola Gianotti, porta-voz do experimento Atlas."

   5 Sigma equivalem a 99,9% de probabilidade, o que descarta a possibilidade de que esta nova partícula encontrada seja apenas um desvio estatístico.
   Mas os cientistas são cautelosos em afirmar que mais dados precisam ser obtidos e analisados antes de afirmar que os Bósons foram realente comprovados. Eles esperam fazer isso no decorrer deste e do próximo ano.

Quer sabe mais? Leia

terça-feira, 3 de julho de 2012

Terá fim a busca aos bósons de Higgs?



   Entre as notícias mais comentadas hoje, certamente a com maior impacto é a de que um grupo de Físicos dos Estados Unidos reportaram, nesta segunda-feira, a descoberta da partícula de Deus, os bósons de Higgs.

   A busca por estas partículas, prevista no chamado Modelo Padrão e a única não comprovada ainda é grande pois elas seriam as partículas responsáveis por "dar massa" às demais partículas do modelo.

   O anúncio veio do Fermilab (Fermi National Accelerator Laboratory é um laboratório localizado nos arredores de Chicago, no estado de Illinois). Segundo Rob Roser (porta voz do Fermilab), os resultados serão anunciados nesta quarta-feira.

  Fontes: veja.com e Terra Brasil