sábado, 2 de outubro de 2010
Gliese 581g - O novo planeta que pode abrigar vida!!!
Pesquisadores da Univesidade Santa Cruz da Califórnia (UC) e do Carnegie Institution of Washington anunciaram a descoberta de m planeta com cerca de 3 vezes a massa da Terra.
O que chama a atenção na descoberta anunciada é que este planeta, entre os mais de 490 já descobertos fora do Sistema Solar, é o que possui a maior semelhança com a Terra, sendo assim considerado o mais propício à existência de vida na forma como a conhecemos.
A descoberta é o resultado de mais de uma década de observação usando o W. M. Keck Observatory no Havaí, um dos maiores telescópios ópticos do mundo.
De acordo com os pesquisadores, a distância que o Gliese 581g (nome com o qual foi batizado) se encontra de sua estrela, a Gliese 581 (uma anã vermelha), permite que em sua superfície exista água líquida. Além do mais, a massa do Gliese 581g, cerca de 3 a 4 vezes a massa da Terra, indica que o planeta seja rochoso, sendo assim possível de sustentar uma atmosfera.
Publicada no Astrophysical Journal, esta descoberta é, como mencionado, fruto de um trabalho de 12 anos de Steven Vogt, professor de astronomia e astrofísica da UC Santa Cruz e de Paul Butler, do Carnegie Institution.
Outro dado que impressiona é a proximidade deste planeta com a Terra, apenas 20 anos-luz. Levando em conta que só a nossa galáxia, a Via Lácta, possui um diâmetro médio de 100 mil anos luz, é como se este planeta fosse um "vizinho" de rua.
Compararação do sistema Gliese 581 com o nosso Sistema Solar
Imagem: National Science Foundation/Zina Deretsky
Concepção artística mostrando os 4 planetas do sistema Gliese 581. O maior planeta é o recém descoberto Gliese 581g, que possui um período orbital de 37 dias e um diâmetro cerca de 20% a 40% maior que o diâmetro da Terra.
Imagem: Lynette Cook
Fontes:
- NASA
- University of California (UC) Santa Cruz
- Carnegie Institution
- http://arxiv.org/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário