sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O tão discutido 5° Conceito


     Todo ano a discussão se repete. Alunos chegam e falam: 

"Professor, eu fiquei com 2 esse bimestre, mas eu já tenho 20 pontos, já fechei né!"

     E começa novamente a discussão! (no bom sentido, ressalvo.)

     Embora muitos professores ainda adotem essa prática, no estado de São Paulo não existe "soma de 20 pontos. Olhemos a legislação vigente, que sofreu modificações em 2007, mas que não alterou o 5° conceito:

_________________________________________________________________________________
Resolução SE Nº 30, DE 10/05/2007 - DOE 11/05/2007 - Avaliação 
Dispõe sobre registro do rendimento escolar dos alunos das escolas públicas da Rede Estadual 
Resolução SE - 30, de 10-5-2007
Dispõe sobre registro do rendimento escolar dos alunos das escolas públicas da Rede Estadual
A Secretária de Estado da Educação, considerando:
  • a implantação gradativa pela Secretaria de Estado da Educação do Sistema de Avaliação e Freqüência que, além de registrar o rendimento e a freqüência do aluno por componente curricular, se constitui em ferramenta para a informatização das rotinas escolares: escrituração, histórico do aluno, transferência, atestado, certificado entre outros documentos, inclusive proporcionando consulta, via internet, do Boletim do Aluno; 
  • o avanço das tecnologias de informação e comunicação que tornam imprescindível a modernização das rotinas administrativas nos registros de vida escolar, facilitando a organização da secretaria da escola;
  • que registros efetuados em sistemas informatizados possibilitam procedimentos unificados que asseguraram melhor e adequado monitoramento dos dados lançados;
  • os resultados obtidos pela consulta realizada pela Secretaria, junto às escolas da rede estadual, apontando que mais de 55% das unidades envolvidas optaram pela escala por esta resolução adotada, como a alternativa de registro de desempenho escolar dos alunos nas avaliações bimestrais e finais;
Resolve:
  • Art. 1º - a partir de 2007, nas escolas da rede estadual, as sínteses bimestrais e finais dos resultados da avaliação do aproveitamento do aluno, em cada componente curricular, serão expressas em escala numérica de notas em números inteiros de 0 (zero) a 10 (dez), com arredondamento para o número inteiro imediatamente superior.
  • Parágrafo único - As sínteses bimestrais e finais devem decorrer da avaliação do desempenho escolar do aluno, realizada por diferentes instrumentos de avaliação e de forma contínua e sistemática, ao longo do bimestre ou do ano letivo.
  • Art. 2º - ao final do ano letivo, o professor deverá emitir, simultaneamente, a nota relativa ao último bimestre e a nota que expressará a avaliação final, ou seja, aquela que melhor reflete o progresso alcançado pelo aluno ao longo do ano letivo, por componente curricular, conforme a escala numérica citada no artigo anterior.
  • Art. 3º - Será considerado como patamar indicativo de desempenho escolar satisfatório a nota igual ou superior a cinco.
  • Art. 4º - a escola deverá assegurar que os resultados bimestrais e finais sejam sistematicamente documentados, registrados no Boletim Escolar, contendo as notas e freqüência e entregues aos respectivos alunos ou, quando menores, aos pais ou responsáveis.
  • Art. 5º - Os resultados de rendimento dos alunos, do 1º bimestre de 2007, que não estiveram em conformidade com o artigo 1º da presente resolução, deverão ser transformados em seus equivalentes numéricos.
  • Art. 6º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.
_____________________________________________________________________________________________ 

     Vamos Analisar agora a legislação:

     "... o professor deverá emitir... a nota que expressará a avaliação final, ou seja, aquela que melhor reflete o progresso alcançado pelo aluno ao longo do ano letivo..."

   O 5° conceito é uma nota emitida pelo professor, a nota que ele acredita que, baseado em todo o empenho e aprendizagem, representa o aprendizado do aluno. Não existe média no 5° conceito por um motivo muito simples, se a nota final fosse simplesmente uma média, porque o professor precisaria entregá-la? A própria secretaria iria fazê-la por meios automáticos.

   Para deixar ainda mais claro a "criação" do 5° conceito, dou-lhes um exemplo que era corriqueiro:

Um aluno fica com 9 no primeiro bimestre, 10 no segundo e simplesmente deixa de levar o ensino a sério, ficando com 1 no terceiro e 1 no quarto. Se somarmos as notas desse aluno, ele alcançou 21 pontos. Ele possui conhecimento suficiente para prosseguir e acompanhar o ano seguinte?  Sendo que metade do conteúdo ele não aprendeu?

   É, foi exatamente por isso que foi criado o 5° conceito. Já era hora de acabar com essa história de que apenas dois bimestres poderiam definir se um aluno seria aprovado ou não.

   Para resumir e encerrar, cabe ao professor emitir esse 5° conceito. Ele pode aprovar, em sua matéria obviamente, alunos que não tenham atingido os discutidos 20 pontos, e pode reprovar alunos que tenham mias de 20 pontos somados em todos os bimestres.

301 comentários:

1 – 200 de 301   Recentes›   Mais recentes»
Haske disse...

e se um aluno foi levemente ruim em uma matéria e bom em todas as outras, em um conselho de classe, ele pode ser aprovado?
por exemplo, fuim ruim em quimica, mas fui bom em todo o resto, inclusive fisica e biologia, entao posso ter um desconto dependendo da avaliação do professor ou isso eh individual de cada materia
e se a nota foi mediana (5,3,5,4) o fato de o ultimo bimestre ser vermelha é tão problematica assim?
e em casos onde houve queda de notas, exemplo: 7,6,5,4
pelo fato delas cairem, mas naum a ponto de ser vermelha, com exceção do ultimo bimestre, eh motivo pra reter o aluno? obrigado

Prof. Marcus Gusman disse...

Casos como este que você citou são julgados pelo conselho. Cada professor expõe como o aluno se comporta em suas aulas, se é esforçado ou não e é feito uma votação, podendo o aluno ser sim aprovado ou, como acontece hoje na maioria dos estados, podendo ficar com a chamada dependência. A opinião do professor da matéria em julgamento é muito importante, principalmente para relevar ou não uma dependência.

As quedas de notas são os principais motivos para um quinto conceito não satisfatório. De um modo geral notas em queda mostram que o aluno "não se empenhou", sendo desleixado, enquanto que aumentos de notas, mesmo que pequenos, mostram um empenho e motivação por parte do aluno.

Alunos com apenas o último bimestre em vermelho podem sim ser retidos, mas é claro que tem que ser uma queda significativa, tal como ter tirado nos bimestres 6,6,5,2. Isso mostra que todo o conteúdo de um bimestre inteiro não foi aprendido, o que pode comprometer em muito o ano seguinte.

Espero ter ajudado em suas dúvidas.

Abraços

Aroldo disse...

Gostaria de saber se um aluno da 5 serie 6 ano que teve nota 01 e todos os bimestre o quinto conceito pode ser vermelho, pois cada escola diz diferente uma que não pode por ser progressão continuada? outra dizem que sim. Qual é a maneira mais correta neste caso.

Prof. Marcus Gusman disse...

Realmente depende da escola. A estupidez da progressão continuada existe nas escolas estaduais de alguns estados. Estupidez pois querem implantar um modelo europeu que, aqui no Brasil, não se adapta. A realidade nos outros países que usam esse modelo é outra. Não são salas lotadas, professores mal pagos e, principalmente, muitos alunos que só vão para a escola para não perder o bolsa família e não para estudar.
Mas a grande verdade é que a grande maioria dos políticos não está ligando se o aluno aprende ou não. Querem apenas índices, mesmo que falsos, de aprovação para mostrar em campanhas e, quanto menos o futuro eleitor pensar, melhor, mais fácil de serem enganados.

No seu caso, precisaria saber se a escola é estadual ou não e de que estado.

Se houver no estado a progressão continuada, o alunos, sabendo ou não, passa de ano, sendo reprovado apenas por falta.

Anônimo disse...

Olá Marcus! Falando sobre a progressão continuada... Sou profa da rede estadual de SP. Queria trocar uma ideia contigo. Sabemos q infelizmente esse modelo no Brasil não funciona mesmo. Alguns pais conscientes que os filhos não estudaram, se dedicaram à escola como deveriam, chegam a implorar q a criança permaneça na mesma série, e temos q dizer q é impossivel pois o sistema automaticamente promove o "coitado". O q eu nunca tinha vivenciado, e penso ser ilegal, por isso queria ouvir sua opnião a respeito, sobre a nota do 5o conceito desse aluno em progr continuada. O garoto não obteve aproveitamento satisfatorio em grande parte das disciplinas e a coordenação e direção alegam que este deve ir com nota 5,0 de 5o onceito pois faz parte da progr continuada. Loucura ou esperteza pra ficar tudo lindo pra supervisão de ensino??!! abraços

Prof. Marcus Gusman disse...

Eu acredito que essa "imposição" ao aluno ter que ficar com 5 nas séries com progressão continuada não está na lei, mas não posso afirmar isso agora, precisaria verificar. A princípio eu não mudo nenhuma nota minha de 5° conceito, mas também não dou aula no fundamental.
O grande problema é que politicamente "pega mal" apresentar notas baixas e baixos índices educacionais. Por isso a cúpula educacional força seus subalternos a intervir nas notas (e não me venham alegar que não meus caros diretores e supervisores porque toda a nação sabe que é assim que o barco toca) e essa imposição chega até os professores, principalmente me forma de boicote aos famosos suBOrNUS.
Sem contar que aluno pensante é um eleitor a menos enganado depois. mas aí já daria um outro post. rs

Mestre disse...

Sou diretor de escola da rede estadual e NUNCA fui pressionado, orientado ou mesmo obrigado em mudar as notas de 5º conceito. Não quero dizer com isso que não existam por ai supervisores, dirigentes ou sei lá mais quem que façam isso, e sim, que comigo nunca aconteceu. Achei interessante a discussão, estou fazendo mestrado e o assunto de minha pesquisa é justamente sobre as metodologias que o professor usa para aferir os resultados de suas avaliações.

Prof. Marcus Gusman disse...

Fico muito feliz em saber que, como você, há diretores que não interferem nas notas dados pelos professores por apenas "pressão" externa, mas infelizmente sabemos de muitos casos onde isto ocorre, principalmente devido à política totalmente adversa à educação de vincular os bônus dados a professores, dirigentes e pessoal de apoio à resultados de promoção ou não de alunos.

O post na verdade, embora trate de aprovações pois isto está ligado diretamente ao tema, tem por objetivo maior mostrar que não existe média final, ou seja, não existe a famosa "soma e divide por 4, arredondando sempre para cima". Isso é usado por alguns alegando que esta é a regra e, assim, fazer professores "subirem" a nota, o que é errado.

Anônimo disse...

Queria saber se a nota do 5 conceito é somada na media do aluno para atingir 20 pontos

Prof. Marcus Gusman disse...

... Não. O 5° conceito é uma nota única e que define se o aluno foi aprovado ou não.

Como fala o artigo, NÃO EXISTE SOMA DE 20 PONTOS!!!

Qualquer professor, coordenador ou diretor que falar que existe está desatualizado e fora da lei!

Anônimo disse...

Mesmo se o aluno nao somar 20 pontos ele pode ser aprovado na materia?

Prof. Marcus Gusman disse...

... Sim. Pois como eu menciono, a lei não prevê soma de nota, e sim desempenho. Então se um aluno se esforçou mas, a "suposta soma" daria só 16, 17, 18, ponto, o professor pode aprová-lo no 5° conceito, da mesma forma que se o aluno foi desleixado nos últimos bimestres, mesmo tendo um 10 e um 9, por exemplo no começo, ele pode ser reprovado no 5° conceito, desde que o professor o faço co critério e escreva os motivos no diário.

Anônimo disse...

E se um aluno tem 3 notas vermelhas no 1ºbimestre, 2º tem 7, e no 3º tem 6 ( eu não tenho vermelhas 3 vezes em nenhuma) e agora no 4ºbimestre fecha com 3, ele tem chances de passar ? Me ajuda eu vim de uma escola onde o ensino era ruim e essa escola é muito rígida estou com tanto medo de repetir que nao estou dormindo direito.

Prof. Marcus Gusman disse...

Como disse, tudo depende mesmo do professor. Converse com ele, faça as atividades que ele pedir e principalmente tenha calma que tudo deve dar certo e, no próximo ano, terá tempo para se adaptar.

Anônimo disse...

Tem como eu fazer uma espécie de calculo só para ter ideia se vou passar ou nao ? Eu nao posso repetir de jeito nenhum.

Prof. Marcus Gusman disse...

Não há fórmula ou cálculo para isso.

Anônimo disse...

Qual o seu conselho para um aluno que era de uma escola com ensino muito ruim e era bom aluno e no ensino médio foi para uma escola com bom ensino e está com riscos de ficar de RP ( parcialmente retid, quer dizer fazer o 1º ano de novo mais com apenas 6 matérias) , como esse aluno deve agir e se reerguer estou me sentindo muito mal o que eu posso fazer ?

Prof. Marcus Gusman disse...

Não fique preocupado com o que ficou para trás. Como você mesmo disse, é um bom aluno, só não teve tempo de se adaptar a este novo colégio. Se por acaso tiver que fazer a RP vai ver que não é tão ruim quanto se pensa, você irá se sair bem nelas. O importante é aprender, desviar das pedras do caminho faz parte do trajeto do estudo.

Anônimo disse...

Olá, Marcus Gusman. Gostaria de saber se um aluno que tira notas altas, se comporta em sala de aula, é esforçado, faz todas as atividades e, mesmo assim, não conseguiu a somatória de 20 pontos em duas matérias, mesmo tendo três azuis em cada uma delas, pode ser aprovado.

Prof. Marcus Gusman disse...

Não existem somatório de 20 pontos!
Ou seja, você pode ser aprovado com 19, 18, 17, ou seja, com qualquer "soma" desde que o professor considere que tem conhecimentos necessários para continuar na próxima série. E quem tem mais de "20 pontos" pode ser reprovado... Esqueçam isso de soma, isso não existe.

Anônimo disse...

Repeti o 1º ano do ensino médio nunca havia repetido antes, chorei muito estou muito desorientado, eu estou achando que minha vida acabou que eu vou fracassar na vida e não sei mais o que fazer eu não quero peder 1 ano da minha vida, Qual o conselho para mim ? Eu preciso realmente de ajuda já pensei até me matar por causa disso, eu levo muito a sério isso.

Prof. Marcus Gusman disse...

Você não deve se sentir assim. É claro que ninguém gosta de repetir, mas não encare isso como o início de uma vida de fracassos, pelo contrário, encare como um novo começo, onde você poderá refazer uma pequena parte da sua vida de maneira muito melhor.
As vezes aprendemos muito mais com as pedras do que com o caminho, ou seja, não só o que nos é favorável nos ensina. Todos passamos por coisas ruins e dificuldades. Todos, sem exceção.

Unknown disse...

Em física Eu tirei 4 no 1° bimestre, 5 no 2° bimestre, 2 no 3° bimestre e 8 no 4° bimestre somando todos os bimestre dá 19 pontos Eu passei Em Física?

Prof. Marcus Gusman disse...

Não sei Giovane, não dá pra te afirmar nada, pois soma mesmo não existem. Eu particularmente te passaria, pois pelas notas que me falou apenas teve um "deslize" no 3° bim, voltando a ter boa nota no 4°, o que indica um aluno que estudou. Se for pra arriscar um palpite, diria que passou sim, mas como mencionado no post, isso é uma decisão pessoal do professor, logicamente que embasada em trabalho,s notas, comportamento, etc.

Anônimo disse...

Boa tarde, Moro em São Paulo e fiquei de Rp ( Retido parcial, e terei que fazer 6 matérias somente ano que vem ), estou no 1° ano do ensino médio, porém fiquei sabendo que é possivel mudar para outra escola e fazer apenas uma prova na qual se eu passar eu vou para o 2º ano ( tenho 15 anos), eu queria saber se existe realmente está possibilidade, e quais escola em São Paulo tem essa possibilidade ( de preferência na Zona Sul . Muito Obrigado e desculpe o incomodo.

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá,

algumas escolas fazem esta "prova de adaptação", mas não conheço nenhuma, até porque não resido na capital e sim no interior.
Se você ficou de foi retiro, em qualquer escola fará o 1° ano, se teve progressão parcial, você vai para o 2° ano e, mas matérias que não teve aproveitamento, irá fazer o que algumas chamam de DP, mas irá estar no 2° ano.

Analine disse...

Oi. Eu queria saber se posso ser retida na matéria em que obtive:
1° bimestre,6;
2° bimestre,5;
3° bimestre,3;
4° bimestre,5.
... somando assim, 19 pontos, posso ser retida nessa matéria no 5° conceito?

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá Analine,

como falo no artigo, não existe soma, então o professor até pode te dar um 5° conceito abaixo de 5, mas por suas notas, ele teria que ter um bom argumento, pois caso contrário no conselho com certeza a coordenadora e a diretora iriam cobrar dele o motivo, já que teve apenas um deslize no 3° bimestre, voltando a se recuperar no 4°.

Anônimo disse...

Não lançaram as notas de quinto conceito no site do boletim. Isso tem algum problema, mesmo sabendo que já fui aprovado?

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá, não tem problema não.

As notas demoram mesmo para sair pela Internet, ainda mais no final do ano. provavelmente só as verá ano que vem!

Anônimo disse...

Ainda não colocaram as minhas notas no site do boletim. Isso é normal?

Prof. Marcus Gusman disse...

É normal sim... Às vezes só colocam em fevereiro.

Anônimo disse...

Olá professor!
Bom eu tirei not vermelha apenas em matematica nos 3 bimestres tipo:
1bimestre:5.0
2bim:5.0
3bim:4.5
E agr vou tentar recuperar no ultimo bimestre .. Mas vamos supor se eu tirar vermelha no 4°bimestre tenho chances de reprovar? Obrigada desde ja
Paula Martins

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá Paula,

pelas notas que me informou, você teria somente nota vermelha no 3° bimestre. Acredito que, por bom senso, um professor só te daria um 5° conceito vermelho se tirasse uma nota bem baixa, algo como 3 ou menos. Tirando 4 ou 5 acredito que ficaria com 5° conceito azul. De qualquer forma, não tendo mais nota vermelha em outras matérias, dificilmente seria reprovada. Em alguns estados, como o de SP, no máximo ficaria em DP (dependência), o que exigiria de você a realização de atividades avaliativas no próximo ano, mas sem reprovação.

Mas com um pouco de dedicação você certamente irá tira uma nota azul neste último bimestre.

Unknown disse...

Prof. estou com um problema, minha sobrinha tirou 8 8 8 8 = 5 gostaria de saber porque essa media final tão baixa, não é justo pois as notas dela eram boas...existe algo que posso fazer pra reclamar sobre essa matemática absurda. Pois consultei os boletins on-line dela e vários estão com a soma sempre menor do que ela realmente tirou.

Prof. Marcus Gusman disse...

Meu conselho é ir até a escola e falar primeiramente direto com o professor(a). Pedir para mostrar as notas e como foi feita a média. Se o professor não lhe explicar de forma clara a m´dia, então falar com o(a) coordenador(a).
Se no boletim está 8 em todos os bimestre, 5 de nota final realmente seria algo muito difícil de ser explicado, uma vez que houve uma regularidade durante o ano todo e essa regularidade sempre foi acima do 5.

Anônimo disse...

Se eu for bem em inglês no 1°bimestre e no 2° e 3° for mal tirar por exemplo um 3° tem chance de repitir

Prof. Marcus Gusman disse...

Há chances de repetir sim. Para não correr nenhum risco, estude bem para as provas do 4° bimestre e pergunte ao seu professor sobre possível recuperação caso precise.

Anônimo disse...

Estou no 3° ano do ensino médio e estou com medo de repetir !!
Tirei 7 vermelhas no 1° bimestre,6 no 2° e 4 no 3° e to correndo atrás pra nao tirar mais vermelhas sera que repito ?

Prof. Marcus Gusman disse...

Você mostra uma melhora, mas se realmente não mostrar um ótimo desempenho no 4° e não correr atrás dos professores para fazer recuperações, corre um grande risco sim...

Anônimo disse...

Minha filha tirou notas 06 ,07 e 08 nos bimestre passados, e tirou nota ruim em matemática no último bimestre, ela pode ser reprovada??

Prof. Marcus Gusman disse...

Muito difícil de acontecer. Ela provavelmente será aprovada.

Anônimo disse...

Um aluno tirar notas boas em todas as matérias e 0 em uma tem como repetir? Obs: o professor passou apenas uma atividade q seria avaliada e assim Valéria como nota do ultimo bimestre, foi uma experiência e eu n fiz"/ sera q isso me faz repetir de ano? Sente q nos uúltimos bimestres tirei 8,7,5 .. Me ajudaaa :(

Prof. Marcus Gusman disse...

Como sempre falo, o 5° conceito depende sempre do professor e, logicamente, os casos são analisados no conselho final. Se um aluno, como no caso citado, tem notas boas mas tirou 0 em um bimestre, o professor até pode deixar na matéria o aluno, o que levaria para uma Dependência, não a uma reprovação.

Mas lembre-se que é direito de todo aluno fazer recuperação, ou seja, mesmo ficando sem nota devido a perda de uma prova, conversando com o professor ele deverá marcar e aplicar atividades ou provas de recuperação.

Anônimo disse...

Se um aluno passa em toadas as materias que estao no boletim mas fica em educacao fisica (que nao esta no boletim) por que ou voce apresenta atestado ou frequenta aulas de esporte em outro lugar e apresenta declaracao ou faz esporte na escola mesmo . Mas ai nao faz aula nenhuma e nem alresenta a declaracao e recebe a noticia que esta de recuperacao tem chance de reprovar ?? (Lembrando quw é escola particular) e se nao for pras aulas de recupercao reprova ?

Prof. Marcus Gusman disse...

Em muitos colégios particulares as aulas de educação física são ministradas em período contrário e mutos alunos apresentam atestados. De qualquer forma, educação física é uma matéria obrigatória sempre. Se não faz as aulas e nem apresentou nenhum tipo de atestado, realmente deve ficar sem nota.
Se, como me disse, recebeu a notícia de que está de recuperação, tem que ir atrás e fazer a recuperação, pois isso pode sim levar a uma reprovação ou, se o colégio tiver, a uma dependência que teria que ser feita no próximo ano.

Anônimo disse...

Tirei tres notas vermelhas no primeiro bimestre duas no segunda 7 no terceiro e no quarto duas a quatro será que passo ?

Prof. Marcus Gusman disse...

Realmente sua situação é complicada. Chegou a fazer recuperação de alguma dessas matérias?
Meu conselho é procurei seus professores. Fale com eles, mostre interesse. É o melhor que pode fazer no momento.

Anônimo disse...

Não fechei 4 matérias com 20 pontos , porém não tenho nenhuma nota vermelha no terceiro e quarto bimestre. Tenho chances de reprovar ?

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá, se o seu estado usa o 5/ conceito, "20 pontos" não serve pra nada. Eu já aprovei muito aluno com menos de 20 pontos bem como reprovei alunos com mais de 20 pontos também. Isso é muito relativo e depende do professor na hora de fazer o 5° conceito. Se você não tem vermelho nem no 3° e nem no 4° bimestre, se eu fosse o seu professor, provavelmente lhe aprovaria, a não ser que nos 1° e 2° bimestre suas notas tivessem sido muito baixas. Neste caso pediria para que você fizesse uma recuperação desses primeiros bimestres.

Anônimo disse...

Moro no Estado de SP, e ouvi muitas escolas dizerem que " Não existe mais a soma de 20 pontos " , mais na minha escola eles vem falando desse tal " 20 pontos " desde o retorno das aulas. No segundo bimestre fiquei com 3 matérias em vermelho e no primeiro 1 , não consegui somar os "20" , mais somei 18 , 19 nessas 4 matérias . Então meus professores mandam todos que não somou 20 para conselho. Estou preocupado, pois sempre fui bom aluno, se ficar retido vao ser por poucos pontos que faltam

Prof. Marcus Gusman disse...

Em nenhuma escola pública de SP existe os 20 pontos desde a criação do 5° conceito.
Professores que insistem na soma de pontos são aqueles que teimam em aceitar mudanças ou, às vezes, nem mesmo tem noção deles e fazem o 5° conceito sem saber seu real significado.

Mas se um professor seu insistir nisso fica mais fácil ainda pra você. Imagine, no seu caso, que teu professor seja extremamente teimoso e lhe fale que você não atingiu 20 pontos. Ele teria que fazer a média dos 4 bimestre para chegar a teu 5° conceito.

Então, se você tem 18 pontos somados os 4 bimestre, dividindo isso por 4 teria uma nota de 4,5 como média anual. Bom, o 5° conceito tem que ser uma nota inteira. Ou ele te daria 4 ou 5. Como, pela lei, não se pode ter prejuízo de nota, ele nunca poderia te dar uma nota 4, ou seja, seria obrigado a te dar 5.

Isso põe a baixo o "não atingiu 20 pontos então está de conselho".

Ou seja, na prática, ou ele usa realmente o 5° conceito na sua definição real, ou, se ele quiser usar os 20 pontos que não existem mais, ele terá que te aprovar!

Anônimo disse...

Mesmo sendo 4 matérias ? O limite não seria 3 ?

Prof. Marcus Gusman disse...

O que você tem que ver é, no seu boletim, quantas matérias o seu 5° conceito estaria vermelho.

Se ficar em 4 matérias com vermelho no 5° conceito você reprova. Se ficar em, fica em dependência.

Depois de ver se seu 5° conceito está vermelho, aí você pode perguntar se teu professor usou a soma de pontos. Se ele usou e você tem acima de 4, ele não poderia lhe dar vermelho. Ou seja, ele estaria errando duas vezes. Uma por usar soma de pontos e outra por desconsiderar décimos na nota. Independente de quantas matérias seriam.

Anônimo disse...

E como vejo se o quinto conceito está no vermelho?

Prof. Marcus Gusman disse...

Pergunta ao professor ou espera o boletim final.

Anônimo disse...

Quantas notas vermelhas são necessárias para ser retido ?

Prof. Marcus Gusman disse...

Se ficar com 5° conceito vermelho em 4 matérias já fica retido.

Anônimo disse...

Estou com nota vermelha em 2 mateias neste trimestre sera q passo pelo 5º conceito

Prof. Marcus Gusman disse...

Com duas matérias, mesmo se não passar, no máximo irá pegar DP.

Anônimo disse...

olá, eu queria saber se eu irei repetir de ano:no 5° conceito eu fiquei com uma nota 3 e uma outra nota que ainda não saiu,se eu ficar com duas notas 3 no conceito final eu vou repetir o primeiro ano?(estudo em escola estadual de sp)

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá,

se você só ficar com duas notas vermelhas no 5° conceito e não tiver devendo nenhuma DP (dependência), não irá repetir não, você apenas ficará em DP nestas duas matérias que ficou com vermelho.

Unknown disse...

Ola, queria saber se alguma possibilidade deu passar de ano com 8 notas vermelhas no 5° Conceito

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá Christopher,

seria praticamente um milagre. Você está com vermelho em quase todas as disciplinas.

Unknown disse...

Professor, no primeiro bimestre eu tirei todas notas vermelhas com execao da matéria de educação fisica, pois sequer tava indo pra escolar por estar tendo alguns problemas em minha casa. Porem, nos bimestres seguintes eu comecei a ir pra escola com frenquencia e consegui recuperar minhas notas, tirando apenas algumas vermelhas. Você acha que ei tenho chances de repetir? Ou o fato de eu ter progredido pode me salvar?

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá Alexander,

é difícil falar sem saber suas notas bimestrais como um todo mas, basicamente, para dar o 5° conceito, os professores analisam o desempenho. NO meu caso por exemplo, se vejo que o aluno vem progredindo, acabo dando um 5° conceito azul.

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber se eu tenho chance de ser aprovado nessa matéria.
1 Bimestre 7,0
2 Bimestre 5,50
3 Bimestre 6,0
4 Bimestre 3,0

Prof. Marcus Gusman disse...

Como sempre digo, o 5° conceito é uma opinião do professor com relação ao aluno, mas acho muito improvável que, pelas notas que me disse, algum professor te deixe com 5° conceito vermelho.8

Unknown disse...

Obg por responder

Anônimo disse...

Ola , s tive -75 % de frequência em 3 matérias (1 bemestre) e nos demais tive de 90 a 100 % , tive notas altas (estudo em escola do governo de São Paulo) Já repeti de ano ? Desde de já agradecido .

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá,

as faltas para a reprovação não são contadas por matéria mas sim no total. Ou seja, para reprovar por falta, no decorrer do ano todo, você tem que ter pelo menos 75% de presença.

Fazendo as contas: no estado de SP temos 5 aulas por dia, 200 dias no ano letivo, ou seja, são 1000 aulas no ano. 25% equivalem a 250 faltas. Ou seja, se durante todo o ano você teve mais de 250 faltas, está reprovado, com menos pode ou não ser aprovado. Aí vai depender de suas notas.

Muitos acham que parece impossível ficar com 250 faltas, mas deve-se tomar muito cuidado. Uma única semana inteira faltando da escola já são 5*5= 25 faltas!

Então pegue seus boletins e vá somando todas as faltas que teve em todas as suas matérias, durante todos os bimestres. Assim poderá saber se está reprovado ou não por frequência.

Anônimo disse...

Ola , no meu caso tive no máximo 130 faltas ( contando todos bimestres ) , minhas notas em todas diciplinas estão por volta de 6 a 10 . tinha um comportamento em sala de aula bom até naquelas aulas chatas , minhas chanses de repetir estão altas ? Obrigado por sua atenção.

Prof. Marcus Gusman disse...

Pelo o que está contando, com menos de 130 faltas e notas acima de 5 você não repete não, será aprovado.

Anônimo disse...

Boa tarde , queria saber qual tem mais peso na hora do Conselho de classe as notas ou as faltas ou ambos tem o mesmo peso ??

Prof. Marcus Gusman disse...

As faltas tem um peso maior. Se ultrapassou os 25% de fatas permitido e não tem atestado a chance de ser aprovado são muito pequenas, quase zero.

Anônimo disse...

Marcos , supondo que uma pessoa tem 160 faltas e notas boas a chanse de repetir são grandes ?

Prof. Marcus Gusman disse...

160 faltas não reprova nem mesmo no noturno.
Com boas notas será aprovado.

Anônimo disse...

Olá , olha Marcos no 1* Ano do ensino médio e no 1 bimestre tive 4 materias com -75 % de frequência em Educação fisica com 8 faltas , Filosofia com 6 faltas , Quimica com 10 faltas e Inglês com 6 faltas , já nos demais bimestres tive uma frequência superior a 80 % , já quer dizer que repeti de ano por causa desse 1 bimestre ?, tenho notas boas . Muito Obrigado

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá,

não repetiu não. As faltas, como mencionei, são contadas, pra efeito de reprovação, durante o ano todo e não durante apenas um bimestre.

Unknown disse...

olá professor,minha filha reprovou emm lingua portuguesa no primeiro trimestre porque não fez as provas,ela foi transferida de escola e obteve média nos próximos dois tri.PROCUREI A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO MAS A ESCOLA SE MANTÉM FIRME NA REPROVAÇÃO.ME AJUDE COM ALGUMA ORIENTAÇÃO.POR FAVOR. OBRIGADA.

Prof. Marcus Gusman disse...

Oá Geni,

modelo por trimestre certamente não é no estado de SP ou é uma faculdade. Em que estado e que ano ela estuda?

Unknown disse...

rs ,cahoeira do sul oitavo ano

Prof. Marcus Gusman disse...

Então Geni,

eu não conheço a lei estudantil do RS. No teu caso, eu te recomendaria ir até uma das unidades da Secretaria da Educação de seu estado e marcar para conversar com alguém, para que possam analisar o seu caso. qualquer coisa que eu lhe disse irá ser um mero "palpite".

Unknown disse...

obrigada pela atenção.

Anônimo disse...

Ola professor , tive 26 faltas em Edu Fisica no ano enteiro sendo 80 aulas no ano letivo , pode reprovar por causa de uma materia ? minha media foi 1 b 8, 2 b 7, 3 b 10, 4 b 10 (estudo em escola do governo de SP) fui reprovado ? Obrigado .

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá,

as faltas não são contadas por matérias para a reprovação e sim no total. Se nas outras matérias ficou com menos de 25% de faltas não será reprovado não.

Unknown disse...

Ola professor
Eu precisava de 2 matérias para passar que seriam português e artes
Em artea fiquei com 1355
E Português 4445
A algum jeito de ser alteradas e eu passado

Anônimo disse...

Muito obrigado Marcus , bom hoje fui a minha escola certificar se realmente tinha passado de série e tava escrito que fui ''Promovido'' sem precisar de ajuda do conselho . Obrigado pela sua atenção .

Prof. Marcus Gusman disse...

Funky,

acredito que vá precisar passar pelo conselho. Ou seja, terá que esperar o conselho final mesmo para saber.

Anônimo disse...

Marcos ,

A palavra ''Conselho'' que me referi no Comentario anterior era o Conselho de classe , mesmo que eu tenha visto que fui promovido na escola tenho que esperar o Conselho final ? Desculpe incomodo .

Unknown disse...

O Conselho ja foi e eu queria saber se o 5°conceito conta para a matéria de artes que fiquei com 14 pontos ao todo

Prof. Marcus Gusman disse...

Se já saiu que foi promovido não precisa esperar não. Este já é o resultado do conselho final.

Agora é esperar o novo ano começar e pegar firme pra não ter que sofrer no final.

Prof. Marcus Gusman disse...

O 5° conceito é analisado dentro do conselho. Se saiu que você foi promovido sem pendências nenhuma (dependência), então é porque foi aprovado em artes pelo conselho.

Unknown disse...

Última pergunta se eu reconsiderar com 14 pontos em artes o 5°conceito pode ser aplicado na matéria e eu passar

Prof. Marcus Gusman disse...

Não sei se entendi bem a pergunta, mas se ficou com 14 pontos pode ter obtido um 5° conceito positivo sim. Como disse, a soma de pontos não tem relação com o 5° conceito. O importante é mostrar progresso.

Anônimo disse...

Ser mandado pra conselho quer dizer que fiquei com o quinto conceito vermelho nessa materia ? E se eu pegar uma DP como irei saber ?

Prof. Marcus Gusman disse...

Se um aluno tem que passar pela votação do conselho significa que pelo menos em uma matéria ficou com 5° conceito vermelho.
O fato de ter ficado com vermelho não implica necessariamente que irá pegar DP. Na votação, o conselho vai decidir se o aluno será promovido sem a DP ou se vai ser promovido e deverá fazer a DP no próximo ano.

Caso venha a ficar com DP, isso será informado pela secretaria, é só perguntar na sua escola.

Anônimo disse...

Professor
vc sabe quantas materias repetem no 2°ano do ensino medio

Prof. Marcus Gusman disse...

Para que seja retido (reprovado), precisa ficar em 4 ou mais disciplinas. As DP´s também contam, ou seja, se não cumpriu uma DP e ficou em mais 3 disciplinas, caso o conselho não o aprove em pelo menos uma, estaria retido (reprovado).

Anônimo disse...

Minha escola esta retendo com 3 vermelhas, isso esta certo?

Prof. Marcus Gusman disse...

Qual o estado e qual a escola?
Do estado ou particular?

Anônimo disse...

Estado

Prof. Marcus Gusman disse...

Se for no estado de SP, escola do estado não pode reprovar apenas com 3 disciplinas, você ficaria em DP, a não ser que tenha algum DP de anos anteriores não cumprida ou que tenha tido mais de 200 faltas.

Anônimo disse...

Como funciona a dependencia escolar

Prof. Marcus Gusman disse...

A dependência é um regime de aprovação parcial, ou seja, o aluno não fica retido (reprovado) mas também não é aprovado em até 3 disciplinas.

No decorrer do próximo ano, o aluno deverá então cumprir as atividades solicitadas pelo professor daquela matéria em que ele ficou de DP, além das matérias normais ao ano letivo em que ele está obviamente.

Na prática, você terá que fazer tudo o que é pedido nas matérias letivas normais e mais o que lhe for pedido nas matérias em que ficou de DP.
O que vai ser pedido para você depende do professor. Alguns pedem uma série de trabalhos, outros apenas provas, outros um misto de trabalho e provas e, em algumas escolas, o aluno tem até que ir assistir aulas em contra período, ou seja, se o aluno estuda de manhã, ele teria que ir ter aulas daquela matéria em que ficou de DP de tarde ou de noite.

Se você ficou em DP, espere o início do ano letivo e procure a coordenação ou mesmo o professor da matéria em que ficou de DP para saber como é a DP em sua escola. Mas não precisa se apavorar: o objetivo da DP não é punir o aluno, deseja-se apenas que ele aprenda de modo que sua formação não saia prejudicada.

Thalia alves disse...

Ola , estou no segundo ano do ensino médio , no final do ano letivo fiquei em dependência em matemática e física , sendonque depois a professora de arte me deu nota muito baixa no quarto bimestre , so que ela não compareceu a escola nesse quarto bimestre , ela pode me da uma nota baixa sendo que eu não tive a oportunidade de fazer prova , teste e recuperação , isso esta certo ? Preciso muito de ajuda , senão vou reprovar por causa disso .

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá Thalia,

eu não tenho como saber o motivo de sua nota baixa em artes. Para ter uma opinião clara sobre isso, eu teria que ter acesso ao diário da professora. É no diário que as notas são fechadas e é lá que devem estar todas informações para comprovar notas baixas e todas as outras notas.
com relação ao seu problema, não sei se agora você conseguiria resolvê-lo. Se ainda estivéssemos no começo de dezembro, eu lhe aconselharia a procurar a professora primeiramente e ver com ela o que poderia ser feito. Uma vez não encontrando-a, ir até a coordenação. Como agora todos os diários já foram fechados e arquivados, acho que muito pouco pode ser feito.

Você falou que ficou em DP em duas, Matemática e Física. Na verdade você pode ficar em DP em 3 disciplinas. Então artes não lhe reprovaria, apenas te deixaria com mais uma disciplina em DP. Mas cuidado. Comece a ver essas DP´s desde o início. Deixar para o final do ano é ruim não só para você, que teria um final de ano muito corrido e exaustivo, como também para a boa imagem de um aluno interessado.

Anônimo disse...

O meu filho reprovou em matematica mas ele fez recuperação e mesmo assim o professor o deixou retido, pode?

leia disse...

Meu irmaão ficou em 3 materias, foi feito uma prova pra recuperar mesmo assim ele ficou é direito da escola deix-lo retido? ele faz o 9º ano

Prof. Marcus Gusman disse...

Bom dia,

se mesmo fazendo a recuperação ele ainda ficou retiro, é porque o professor entendeu que, nas atividades de recuperação, ele não obteve um desempenho satisfatório para ser aprovado.
O professor tem o direito de analisar essas atividades e sentenciar a aprovação ou não. Obviamente que é um direito do aluno e dos pais ter acesso a esta correção.
Minha sugestão é: vá até a escola, fale com o professor, peça para ver as atividades entregues. Somente ele poderá lhe falar os motivos da retenção.

Prof. Marcus Gusman disse...

Bom dia leia,

como mencionei na resposta anterior, o fato de fazer recuperação não implica necessariamente em aprovação. Todas as atividades realizadas nas recuperações são recebidas pelo professor e, após analisar e corrigi-las, ele vai confirmar ou não se o aluno está recuperado.
Dessa forma, a escola pode sim reprovar um aluno mesmo ele fazendo recuperação se as atividades entregues não atingirem o desejado.

Também como mencionei no comentário anterior, é um direito dos pais e alunos ver essa correção e saber os motivos de ela ter sido insuficiente para a aprovação.

Já vi muitos casos assim e na grande maioria realmente o aluno não entregou tudo o que foi pedido mas, obviamente, há casos, mesmo que poucos, em que o aluno deveria ter sido aprovado.

Profª Débora Gonsales disse...

ola por exemplo o prfessor de historia e ingles deixaram o aluno com nota vermeleha no quinto coneito , mas o mesmo foi aprovado pelo conselho ...... nessas duas materias ele é obrigado a fazer dependencia ? ou pode somente deixar a nota vermelha informando que o foi aprovado pelo conselho

Prof. Marcus Gusman disse...

Aí vai depender da aprovação do conselho. O conselho pode fazer a promoção total ou parcial. Na promoção parcial o aluno tem que fazer DP. Se fou promoção total, não.

Unknown disse...

Bom dia Prof.Marcus,sou Rosineide coordenadora de uma escola municipal ,e gostaria que você tirasse uma duvida!Posso colocar uma nota vermelha no boletim do meu aluno do primeiro ano...ou posso colocar um quatro mas sem diferenciar no boletim com a cor vermelha....

Prof. Marcus Gusman disse...

Bom dia Roseneide,

eu acredito que no seu município deve seguir a mesma nomenclatura do estado. Desta forma, se a nota for 4 e, sendo a média no mínimo 5, esta nota deverá ser em vermelho sim. Independente de quem está colocando esta nota (Professor ou coordenador), sendo ela justificada e abaixo da média, pelas normas do estado deverá ser colocada em vermelho.

Espero ter ajudado.

Att.

Prof. Marcus

Anônimo disse...

gostaria de saber se a nota 5 e vermelha pois na minha escola a diretora falo que era vermelha ... e escola do governo 5 e a nota media ?

Prof. Marcus Gusman disse...

Em qual estado você estuda?

No Estado de São Paulo, 5 é considerado dentro da média. É na verdade exatamente a média, de forma que é considerada "nota azul".

Carol disse...

Ola Marcus, eu tive problemas de saúde e devido isso faltei muito, levei atestado mas algumas das minhas professoras nao me deixaram fazer o conteudo perdido, e isso me resulto 3 notas vermelhas no 1° bimestre, no 2° não tenho nenhuma vermelha e ainda não reprovei por falta, mas estou me esforçando muito pra tirar notas boas, e não vou faltar mais. Gostaria de saber se ainda tenho chance de passar, nunca reprovei, nunca passei por isso de ficar com medo de reprovar, enfim estou na 8° serie 9° ano. Obg

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá Carol,

se você não fez nenhuma atividade de recuperação você pode fazer. É uma obrigação do professor passar atividades de recuperação. Fale com os professores. Se não resolver, fale com a sua coordenadora.
Se você não ficou com nota vermelha no 2° e não teve faltas a ponto de reprovar, té pelo fato de ter atestado, não tem com o que se preocupar não. Vejo que é uma boa aluna e preocupada com suas notas então acredito que certamente irá tirar notas boas nestes últimos 2 bimestre e passará de ano sim.

Se tiver problema com notas em alguma disciplina, peça atividades de recuperação OK.

Unknown disse...

Oi Marcus,então... Estou em desespero esse ano,aconteceu o seguinte(algo que nem eu mesmo sei como),bem,fiquei com 5 notas vermelhas no 1° Bimestre (nisso eu estudava de manhã). E em outras três matérias está um símbolo,que no caso é esse " - ", (eu suponho que seja um zero) e nas outras quatro matérias estou com 5. O motivo foi porquê eu cursei até a metade do 1° e pôr conta do trabalho eu tive que faltar,para que não perdesse mais aulas,meu pai trocou meu horário para à noite,logo minha querida escola demorou umas três semanas para concluir a troca de horário,tal que me fez perde o começo do segundo bimestre. Quando finalmente consegui estudar a noite,estava completamente perdida mas consegui entregar alguns trabalhos em tempo. Nesse meio tempo havia professores em greve e não consegui me alistar na "caderneta de faltas" que eles usam oq piorou minha situação. Em fim veio as férias e com ela meu "colapso nervoso",quando as aulas voltaram passou-se um tempo e encerraram o 2°bimestre no qual eu não tinha participado quase nada!!! Quando recebi meu boletim (MEU DEUS!!!!!), eu realmente quase infartei,bem,estou até agora desacreditando no que vi. Estou com sete notas vermelhas e umas das está aquele símbolo " - ". Eu fiz varias contas e vi que eu teria que dar a minha vida para recuperar as notas e mesmo assim seria impossível recuperar o meu nível novamente (que seria mediano). Realmente não sei mais o que fazer,e não quero ser reprovada!! Eu não aceito ser reprovada!!! E isso tudo está me enlouquecendo,e queria saber se tem chances de eu passar de ano. Eu não quero ter que encarar minha mãe e dizer "Eu repeti"...

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá Emili,

é muito cedo para se falar em reprovação, a não ser em caso de faltas mesmo. Pelo o que me explicou, sua situação é um pouco complexa e o melhor conselho que posso lhe dar é para procurar a coordenação de sua escola e conversar com eles, expor seu caso, sua vontade em passar de anoa e mostrar empenho e vontade. Nenhum educador "joga a toalha" antes do final do ano. Sou da opinião de que, uma vez que o aluno quer estudar e recuperar, ele o pode fazer até nas últimas semanas, desde que essa vontade seja verdadeira.
Foi um ano de paralisações, grande crise no país, muitos problemas pra enfrentarmos. Então conversando com o coordenador ou mesmo com um dos diretores, acho que conseguirá resolver tudo.
Com vontade e dedicação não vai precisar falar que repetiu e sim que passou, com dificuldades talvez, mas que conseguiu enfrentar todas as adversidades e continuar assim seus estudos.
Volte e me fale o desfecho disso.

Abraços

Unknown disse...

Ou Marcus, queria tirar uma dúvida, estou em apenas uma matéria abaixo de 75% de frequência, assim estou reprovado por falta??
Obg.

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá Pedro,

se está apenas em uma matéria abaixo de 75% não está reprovado não. Não existe reprovação por falta em apenas uma disciplina. A reprovação por falta é sobre todas as disciplinas, ou seja, sobre todos os 200 dias letivos. Mas cuidado, se estiver em todas as matérias no limote, e uma ultrapassar, pode estar em uma situação de risco.

Unknown disse...

Ok, então é uma média q fazem entre todas as frequências das matérias? Muito Obrigado

Prof. Marcus Gusman disse...

Exatamente isso Pedro.

Por nada.

Mayara Sabrina disse...

Olá Marcus!
Em algumas matérias fiquei com notas baixíssimas durante minha licença maternidade de (três meses). Pois os trabalhos que são passados são só para a recuperação de faltas. Minha pergunta é...posso ser prejudicada? Ficar retida por isso?

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá Mayara,

há algo estranho nisso. Vamos às dúvidas:
- Os trabalhos a que se refere foram passados durante a sua licença?
- Já voltou às aulas, ou seja, já acabou sua licença?

Durante a sua licença, é obrigação de todos os professores passar os trabalhos para um interlocutor que deve entregar para você. Se você recebeu esses trabalhos e os devolveu feitos, pode pedir pra ver as notas atribuídas a eles. Isso porque os trabalhos e atividades que os professores passam não são apenas para faltas não, isso não existe. Uma vez em licença maternidade, os trabalhos são para nota. As faltas não precisa de trabalho uma vez que o atestado apresentada para a entrada da licença já lhe abona as faltas por todo o período de 3 meses.

Na prática, não há trabalho para compensação de faltas durante uma licença maternidade, apenas para nota.

Anônimo disse...

Oi estou preocupada pois eu tive 55 aulas que faltei eu vou repetir ou estou longe disso ?

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá,

se foram 55 aulas, está longe disso. São 200 dias letivos. com 5 aulas por dia você tem, 1000 aulas, ou seja, 55 aulas são apenas 5,5% de faltas. O que precisa tomar cuidado é com o conteúdo passado nesses dias. Provavelmente eles farão falta na hora das provas e principalmente no seu ganho de conhecimento Portanto, corra atrás das matérias, procure ver o que foi dado e estude estes conteúdos.

Mateus disse...

Professor, me chamo mateus tenho 18 anos e estou cursando o 3 ano do ensino medio pela segunda vez. Reprovei pela primeira vez ano passado mesmo tendo passado no vestibular em publicidade. estudo a muitos anos na mesma escola e sinto q existe uma grande perseguição para comigo por meio do corpo docente do colegio mas até ai beleza...Aconteceu q eu faltei bastante no 1 bim pois estava revoltado por terem me reprovado justo no terceiro ano e queria fazer supletivo, mas ainda nao tinha 18 anos então fiquei na escola, o plano era ao fazer 18 (em abril) que eu saisse da escola e fizesse o supletivo. pois bem o tempo passou e eu acabei continuando lá. Hoje, dia 15 de outubro recebi a noticia de que estou retido por faltas mas posso terminar o ano lá se assim preferir...isso, sendo que o ano nem acabou ainda, e o 4 bimestre começou agora dia 10... segundo a minha diretora, eles computam as faltas por materia e nao pelo montante de de dias letivos. Minhas notas estão todas boas e sem risco de final com exceção de port e matematica que eu tenho um pouco mais de dificuldade porem nao é impossivel eu recuperar o que falta sem precisar fazer recuperaçao final... Minha pergunta é, mesmo se eu atingir as medias da escola e passar por nota eles podem me reprovar por falta? e ainda mais com quase 2 meses de antecipação? e o que eu posso fazer para recorrer? obrigado, boa tarde !!

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá Mateus,

as faltas são sim computadas por matéria, mas é a soma de todas elas que vão determinar se o aluno está ou não reprovado.
Se você realmente ultrapassou o limite de faltas permitido eles podem sim reprovar-lhe por faltas, mesmo tendo notas em todas as disciplinas.
A primeira coisa que você precisa fazer é obter o número total de faltas. Faça a soma de quantas faltas você possui. Se você tiver um número muito pequeno acima do máximo permitido, pode pedir trabalhos de compensação de faltas.

mateus disse...

Entendi...fiz as contas me corrige se eu estiver errado, sao 200 dias letivos vezes 5 aulas diarias é igual 1000 aulas dadas e se dessas 1000 eu tenho q ter 75% de freq eu teria de ter presença em 750 aulas ou ter faltado no max 250 delas, certo?! caso eu tenha pouco mais q 250 aulas perdidas eles tem que me passar esses trabalhos de compensação ou é opcional da escola? pois, se eu depender da boa vontade deles em me ajudar não tenho muita chance.. valeu prof. !

Prof. Marcus Gusman disse...

Bom dia Mateus,

sim, no ensino médio diurno estadual são no mínimo 250 faltas para reprovação. A reposição de faltas por trabalhos é uma recomendação e não uma obrigação. Se realmente passou das 250 faltas e não lhe derem os trabalhos, acredito que não há muito o que possa fazer. Mas tente conversar. É sempre a melhor forma de resolver as coisas, ainda mais que está no terceiro ano e vai deixar a escola. Não é bom para um colégio estadual manter alunos reprovados no terceiro ano, pois isso prejudica o índice do colégio.

Anônimo disse...

Oi, Marcus meu nome é Julia sou do 7 ano e queria saber se repito por tira 3 notas vermelhas em artes nos três semestres, 1 em história no primeiro bimestre e no terceiro semestre 2 em inglês. Será que eu repito? Ah eu consigo recupera minha nota nesse bimestre?

Prof. Marcus Gusman disse...

Oi Júlia,

é difícil saber sem ter as suas notas. Como eu sempre falo, na análise dos professores, de um modo geral, conta muito o empenho do aluno. Se o aluno começa tirando notas baixas mas vai progredindo, tem chances de ser aprovado sim. Alunos que vão regredindo nas notas a situação já é mais complicada.
Outra coisa importante também é saber onde estuda. Nas escolas estaduais, há o sistema de dependência. Se está com notas vermelhas apenas em 3 matérias, provavelmente irá passar para o 8° ano mas ficará com dependência nestas 3 matérias. Pode-se ficar em até 3 matérias em dependência.
De qualquer forma, empenhe-se ao máximo neste bimestre pois mostrando empenho no final do ano você mostra que se importa em aprender, e isso é sempre levado em conta pelos professores.

Anônimo disse...

Olá. Nos 3 bimestres, eu tive apenas uma nota vermelho (nota 1 em historia devido a greve). Nesse último eu faltei muito, perdi muitas atividades e tenho certeza que vou ficar com vermelha em várias matérias, mas nenhuma abaixo de 3 por exemplo, chuto um 4. Podem me reprovar, sendo que tirei azul em todos os outros?
Os professores me conhecem, e eu faço curso, grande parte das faltas é devido isso. Eu sempre fui uma boa aluna, nas provas eu tiro nota boa, o problema é que faltei em dias de atividade. Se eles me passarem mesmo com essa 'queda de rendimento', a secretaria pode interferir na decisão daquele 5º conceito, visto que a minha ultima nota é vermelha?

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá,

nenhum funcionário da secretaria e, com muito poucas exceções até mesmo o diretor, pode interferir no quinto conceito de um professor. Quanto a isso fique tranquila. Mas, antes de tudo, ainda estamos no começo de novembro. Tem muita aula ainda. Mesmo perdendo várias atividades, você pode e tem direito de recuperar isso. Peça ao final do bimestre, a todos os professores que perdeu atividades, recuperação, caso precise. É um dever deles lhe fornecer e um direito seu fazer. Tenho certeza que nenhum irá negar e se negar, fale diretamente com a coordenação pedindo recuperação dessa nota.

Anônimo disse...

Eu fiquei com soma final de 17 pontos em (artes e biologia) e 15 em (química), mesmo assim eu posso repetir de série mesmo estando no 3° do Ensino Médio??

Prof. Marcus Gusman disse...

O Fato de estar no 3° ou em outra série não influencia, ou pelo menos não deveria. Se você estuda no estado de São Paulo, onde há o quinto conceito, não existe soma e neste caso, pode sim ficar, pelo menos, em dependência nestas matérias. Isto será primeiramente uma decisão do professore destas matérias e, depois, do conselho. Caso o professor de alguma matéria não lhe dê um quinto conceito favorável (maior ou igual a 5) e, no conselho final, a votação seja para que fique com dependência, você não seria aprovado totalmente e teria que fazer a dependência das matérias com notas insatisfatórias.

Unknown disse...

oi marcus.minha dúvida é a seguinte: na matéria de artes tirei 7,9,6 e provavelmente ficarei com 2 porque não fiz duas provas práticas.há a chance de reprovação? minha frequência em todas as matérias beira 98%, inclusive em artes. ja em relação as notas, estou, até agora (4°bimestre), com nota azul em todas.
visto essa situação, é possivel ser reprovado?

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá Angels,

se não tem nenhum outro problema em nenhuma outra matéria, é muito pouco provável que repita ou fique retida. Quase com certeza absoluta posso te dizer que seu quinto conceito será azul e passará sem problemas.

Agora, se não quer ficar com uma nota vermelha no seu histórico em um dos bimestres em Artes, veja com a professora se pode fazer algum trabalho para repor o perdido.

Att.

Prof. Marcus.

Unknown disse...

vlw cara. me ajudou bastante. já tava ficando tenso com a situação.

Unknown disse...

Bom dia,seguinte,fiquei com todas as notas azul no 1,2e3 bimestre com a média entre 7 e 10,E acho que irei ficar com vermelha em 3 matérias no 4 bimestre,será que reprovo?

Prof. Marcus Gusman disse...

Boa tarde Vinícius,

se tem azul em todos os bimestres, menos no quarto, o professor certamente vai levar isso em consideração.
Se sua nota no 4° não for muito baixa, acredito que irá ser aprovado sim. Se for uma nota muito baixa, pode ser até que o professor lhe peça alguma atividade para recuperação dessa nota.

Procure os professores dessas 3 matérias que ficou em vermelho e pergunte se precisa fazer alguma atividade ou prova para recuperar essa nota. No mínimo vai estar mostrando que está preocupado e que preocupa-se com sua nota.

Anônimo disse...

eu sou um aluno na média mais no 2 bimestre eu quase não fui para a escola
e no 3 e 4 bimestre eu progredi mais fiquei na média eu tenho chance de passar ?

Prof. Marcus Gusman disse...

É muito difícil de responder sem saber suas notas exatas e a sua quantidade de faltas. Na dúvida sempre procure fazer as recuperações.

San-Paulinha disse...

Boa noite professor, gostei muito do seu blog, penso exatamente como você, fui coordenadora por 6 anos em uma escola pública de São Paulo, voltei esse ano para sala de aula e me deparo com o meu coordenador falando sobre média aritmética, diz que é a lei do arredondamento, que 4,2 deverá arredondar para 5,0, sabemos que essa orientação realmente foi dada, não consigo encontrar o decreto que saiu no D.O. e se foi modificado, você teria para postar?. Nunca mais se ouviu falar nisso, mas agora, na escola onde atuo, o coordenador quer fazer valer a média dos 20 pontos, você pode me ajudar? Grata

Prof. Marcus Gusman disse...

Boa noite Paulinha,

existe sim um decreto que fala sobre a impossibilidade de se reduzir nota de aluno. Assim, um aluno com 4,1 já teria que ter sua nota aumentada para 5. Mas isso é válido apenas para notas bimestrais, não no quinto conceito. Nunca houve nenhuma lei que dissesse que aluno tem que fazer 20 pontos, por isso nunca vai encontrar isso em lugar nenhum. Se seu coordenador(a) quiser ser teimoso(a), é só pedir para ele lhe mostrar onde há alguma lei que mande usar a média aritmética no quinto conceito. Por mais que ele procure, nunca vai encontrar.
O arredondamento para cima foi uma resolução publicada no DO em 2007.
A resolução publicada prevê que deve haver o "arredondamento para o número inteiro imediatamente superior" na nota bimestral. tentei achar qual o número do decreto mas não encontrei. Precisaria dar uma olhada em todo o DO de 2007 pra localizar, mas o trecho que realmente importa é o que está enfatizado acima, entre aspas.

Eu, particularmente, dou a nota do meu jeito. Se o coordenador ou diretor vier falar dos 20 pontos eu simplesmente falo que não vou mudar até que me seja apresentado a lei que me obriga a fazê-lo. Até hoje nenhum conseguiu encontrar lei nenhuma! rs

Anônimo disse...

Olá professor
estou com 4 notas vermelhas em 3 bimestres ainda não sei bem as notas do 4 mais provavelmente só consegui recuperar uma.
quais são as chances que eu tenho de passar ?

Prof. Marcus Gusman disse...

Seriam disciplinas com notas vermelhas, em 3 bimestres?

Não é uma situação muito fácil. Até 3 disciplinas você ainda pode ser promovido parcialmente, ficando em dependências. Com 4 disciplinas, se no conselho você não for promovido em nenhuma, acaba sendo reprovado.

Por isso é sempre importante nunca deixar as coisas ficarem complicadas e, quando não está indo bem, já procurar correr atrás desde o início do ano.

Unknown disse...

A média bimestral e final da minha escola é 6, e fiquei com 5 no último bimestre assim ficando de recuperação bimestral. Essa recuperação é obrigatória? Se eu não fizer irei ficar de recuperação final?

Médias: 8, 7.5, 7.5, 5

Ps:fiquei de recuperação, pois parte da nota era em trabalhos, e eu não fiz eles.

Se não fosse os trabalhos acho que ficaria com 8 ou até mesmo 9.

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá Pedro,

A recuperação bimestral, pelo o que me disse, é uma regra do regimento da sua escola. Sendo assim, qualquer um que fique abaixo de 6 (na sua escola), deverá fazer a recuperação bimestral. É claro que ninguém é obrigado a nada, desde que tenha a consciência de que, ao não fazer a recuperação, terá que arcar com as consequências.
Eu aconselharia a você a fazer. Na pior das hipóteses você não conseguiria recuperar mas, pelas notas que me falou, passaria de ano da mesma forma.

Anônimo disse...

Oi professor, tirei todas vermelhas no primeiro bimestre por conta de um problema, no segundo e no terceiro tirei uma, uma dessas matérias (biologia) já fiz um trabalho de recuperação, tenho chance de passar ? Se eu tirar alguma vermelha no 4 bimestre eu repito ? Sou do primeiro ano e estudo em escola estadual. Antes das provas do 4 bimestre minha mãe foi na escola e o coordenador disse que dificilmente eu ia repetir, mas tinha que manter minhas notas, mas não saiu as notas do 4 ainda.

Unknown disse...

Se eu não fizer essa recuperação minha nota continua 5 ou cai para 0?

Unknown disse...

E qual seriam as consequências?

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá,

pelo o que disse, você tem vermelho na maioria das matérias apenas no 1° bimestre. Em biologia em 2 bimestres, mas 3° e 4° mostram que você se empenhou. Sua situação depende muito do 4° bimestre, se continuar sem tirar vermelho, com certeza não repete. Se tirar vermelho, principalmente em biologia, deverá pegar dependência, mas acho que não irá ser reprovado não.

Prof. Marcus Gusman disse...

Pedro,

é difícil saber sem conhecer o regimento da escola, mas provavelmente não, ela iria continuar 5. Uma recuperação tem o objetivo de recuperar uma nota, ela não pode, ou pelo menos não deve, ser usada como composição de nota, apenas como mecanismo de verificação de aprendizagem em uma segunda instância.
O ideal seria conversar com alguém da escola e expor sua situação. Falar que, pelas suas notas nos bimestres anteriores, você possui um bom rendimento durante todo o ano e que não gostaria de fazer essa última recuperação. Eles irão te falar se a média do 4° bimestre vai cair ou não.
Respondendo a sua outra pergunta, a pior consequência poderia ser sua nota cair para 2,5 (o que ao meu ver é errado).

Anônimo disse...

Olá!! Gostei do seu blog e gostaria de saber o nome da lei que fala que o aluno pode ficar de dp em até três matérias (escola do estado de sp)

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá,

a progressão parcial é regulamentada pela RESOLUÇÃO SE Nº 21, DE 5 DE FEVEREIRO DE 1998.

*************************************************************************************
RESOLUÇÃO SE Nº 21, DE 5 DE FEVEREIRO DE 1998

Dispõe sobre a progressão parcial de estudos para alunos do ensino médio das escolas da rede estadual


A SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO considerando:

- os dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em especial aquele que possibilita a progressão parcial por meio do aproveitamento de estudos concluídos com êxito;

- as normas estabelecidas pelo Conselho Estadual de Educação, em especial a Deliberação CEE nº 10/97 e as orientações contidas na Indicação CEE nº 9/97;

- a necessidade de assegurar orientações que permitam às escolas da rede estadual adotarem de imediato o regime de progressão parcial de estudos, resolve:

Artigo 1º - As escolas que mantêm ensino médio poderão adotar, ainda no presente ano letivo, a progressão parcial de estudos para alunos que, após estudos de reforço e recuperação, não tiverem sido promovidos em até 3 disciplinas.

Parágrafo único – Os alunos serão classificados na série subseqüente, em regime de progressão parcial , podendo cursar, concomitantemente ou não, a critério da escola e conforme sua disponibilidade, as disciplinas em que não obtiveram êxito no período letivo anterior.

Artigo 2º - As escolas, cuja proposta pedagógica para o ensino médio, regular ou supletivo, contemple ou venha a contemplar a flexibilização curricular, com dependência cursada mediante orientação de estudos e freqüência optativa do aluno, poderão dar continuidade à sistemática até então adotada, por meio da progressão parcial, nos termos da presente resolução.

Artigo 3º - Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.

_______

NOTAS:

A Lei nº 9.394/96 encontra-se à pág. 52 do vol. 22/23 da Col. de Leg. Fed. de Ens. de 1º e 2º Graus - CENP/SE.

Encontram-se na Col. de Leg. Est. de Ens. de 1º e 2º Graus - CENP/SE:

Del. CEE nº 10/97 à pág. 155 do vol. XLIV;

Ind. CEE nº 9/97 à pág. 156 do vol. XLIV.

Anônimo disse...

Oi prof!! Gostaria de saber, tipo eu tô com receio de três matérias que foram biologia que tirei 91010, em ed física que foi 659 e história 999 mas acho que vou tirar neste último bimestre vermelha será que eu pego três dependências? Sempre fui bom aluno mas dei uma vacilada agora :/

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá,

pelas notas que me falou, a não ser que sua "vacilada" signifique um 0 ou 1, acho muito pouco provável que você pegue dependência em biologia e história. Talvez, se sua nota foi muito baixa, poderia pegar em Ed. Física, mas provavelmente não ficará em dependência em nenhuma delas. Mas é bom tomar isso como lição, não pelo fato de pegar DP e passar ou não de ano, e sim para o resto da vida. Nunca podemos "relaxar". Vai perceber que, no mundo atual, não há lugar para quem abandona as coisas. A competição é tão grande que temos que manter o foco o tempo todo.

Anônimo disse...

Olá professor! Minha situação não é parecida com os demais, mas eu estou em desespero, pois não sei como funciona, é o seguinte, eu estudo em uma escola particular onde a somatória final é 28 pontos, curso o 1° ano do ensino médio, e então, eu preciso de 12 em Química, sendo que na 1° avaliação e na 2° eu tirei 7 mas na 3° por conta de um problema da escola com troca de professores eu tirei uma nota 2 totalizando 16 pontos, minha dúvida é: se não quarta avaliação e tirar uma nota alta, tipo, 7, eu irei pra recuperação pra recuperar a nota da terceira avaliação? Responda por favor! Estou em desespero.

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá,

pelo o que me disse, como precisa de 28 pontos, significa que, para passar de ano você precisa de uma média 7.

Pelas suas notas, 7 + 7 + 2 = 16, como você mesmo mencionou. Obviamente é impossível você tirar 12 no bimestre final. Então vamos imagina, como disse, que você tire 7.

Você teria: 7 + 7 + 2 + 7 = 23 pontos. Fazendo a média teríamos 23/4 = 5,75.

Você iria para a recuperação. Os colégios particulares seguem um regimento interno próprio. Na maioria dos colégio que possuem média 7, na recuperação, você precisa tirar 7 ou menos. Em muitos a média anual para passar direto é 7 mas na recuperação basta tirar 6 que está aprovado. Para saber o quanto você precisa tirar na recuperação você tem que perguntar no seu colégio.

Então, na prática, você irá para recuperação mas não para recuperar a nota da terceira avaliação e sim para recuperar a média anual.

Espero ter ajudado.

Kamila Ss disse...

Olá professor estou muito preoculpda, estou cursando o 2°ano, estou em dp em uma matéria, e ainda tem 4 matéria que estou péssima, uma falta 17pontos, outra 13 pontos, outra 4pontos e a outra18 pontos para consegui 20 pontos. Posso ser reprovada por isso???? :(

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá Kamila,

primeiramente não pense em "faltam 17 pontos" pois soma de pontos não existe OK! O máximo que dá pra fazer com a soma de pontos é perceber que, se você precisa de 17, 18 e 13 pontos para um total de 20, isso significa que suas notas bimestrais foram muto baixas. Com mais a DP e mais uma matéria em média baixa como mencionou sua situação realmente é muito complicada e certamente irá depender do conselho para ser aprovada. Sem a aprovação do conselho certamente estaria retida. Não há como imaginar o que vai ocorrer no conselho. Podem aprovar-te parcialmente em uma ou duas matérias e te deixando com DP na outras, podem te aprovar em todas (o que acho muito pouco provável) ou podem não querer te aprovar em nenhuma e realmente você ser retida.
Sua única escolha é esperar pelo conselho final.

Unknown disse...

Olá Marcus eu tive 15 pontos em matemática, 17 em biologia, 17 em química, 19 em física, 18 em geográfia, 17 em sociologia, q precisava ter 20 pontos será q eu fico reprovado além de ser um aluno comportado e não muito faltoso já q eu estrapolei nas outras matérias q fiquei com 23 em história, 23 em artes, 24 em português, 28 em inglês e 31 em educação física.

Prof. Marcus Gusman disse...

Boa tarde Carlos,

se você estuda na rede estadual, fazer 15, 20, 25 pontos não serve de nada para lhe aprovar ou reprovar. O que importa não é quantos pontos você fez e sim sua progressão. Se como aluno você apresentou uma melhora acadêmica, ou seja, se suas notas foram progredindo, mesmo que sua média não tenha atingido 5, o professor pode lhe dar um 5° conceito positivo.
Se você decaiu, pode ganhar um 5° conceito negativo.

É muito difícil dar uma opinião apenas por uma soma de pontos, sem conhecer suas notas bimestre a bimestre. Pode passar direto, pode pegar DP, só o conselho final mesmo pra definir sua situação.

Anônimo disse...

Boa noite Marcus!
Estou sofrendo demais. Em minha escola particular em BH, só posso pegar recuperacao em 3 materias, e fiquri em quatro.matemática 43 inglês 47 ciências 50 e história 51. Conversei com a coordenadora e ela disse que vai depender do Conselho de classe.você acha que é possível me ajudarem a pelo menos fazer a recuperacao?

Anônimo disse...

Olá Marcus, estudo em escola estadual de SP e ao final do 4° bimestre tive 19 pontos em 2 matérias e 18 em outra, de resto eu alcancei a meta dos 20 pontos, mas na minha escola dizem que há o 5° conceito, eu repetiria?

Anônimo disse...

Além disso, as minhas notas no 4° bimestre foram todas azuis.

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá Anônimo,

como sua coordenadora mesmo lhe disse, estando em quatro matérias e podendo ficar apenas em três, realmente vai precisar da ajuda do conselho. É muito difícil saber o que vai acontecer, pois o voto do conselho depende principalmente do seu comportamento, como aluno, nas aulas. Se, durante o ano, você se empenhou, mostrou dedicação e mesmo assim não atingiu a média, isso é levado em conta e certamente algum professor acaba ajudando ou mesmo o conselho vota pela aprovação em uma disciplina e, nas demais, fica-se com dependência.


Infelizmente terá que esperar o conselho para saber como irá ficar sua situação.

Prof. Marcus Gusman disse...

Segundo anônimo (gente, começa a usar um codinome pelo menos),

em toda escola estadual de SP há o quinto conceito e é justamente por causa dele que não faz nenhum sentido pensar em soma de pontos OK.

Se por acaso você não obteve um quinto conceito favorável, irá para o conselho. Mas pelo o que me disse, ao menos que tenha tirado algo como 10, 10, 4 e 4, terá um quinto conceito favorável sim e será aprovado.

Lukas disse...

Olá, sou o segundo anônimo que o senhor deu a resposta acima, as notas das 3 matérias que eu precisaria dos pontos são essas aqui:

5635
3565
4635

O que o senhor acha, passo?

Prof. Marcus Gusman disse...

Oi Lukas,

acho muito pouco provável que seja retido. Eu te daria quase certeza de que será aprovado pelo conselho.

Anônimo disse...

Gostaria de saber sua opinião, fique com nota vermelha em três matérias (fisica, química e geografia) meus pontos são esses 3 5 5: 6 5 7: 6 7 7, será que eu passo por conselho?

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá Anônimo,

para eu lhe dar uma opinião mais concreta, precisaria de mais informações.

- Você deixou 3 notas apenas. Sua escola trabalha com trimestres ao invés de bimestres?
- Suas notas em geografia são 6, 7 e 7. Então a média para passar em sua escoa seria 7, correto?

Supondo que estuda em uma escola então que usa trimestres e não bimestres e com média 7, em Geografia acredito que seria aprovado. Em Química talvez. O maior problema seria Física. Havendo DP eu apostaria que você passaria em duas e pegaria DP em Física. Mas como o conselho depende de votação, nunca se sabe o que os outros professores pensam.

Unknown disse...

Marcus não consegui atingir os 20 pontos em 3 matéria artes e biologia e química tirei uns 13 pontos em cada sera que repito tenho umas 60 faltas e não sou bagunceiro e não fui pra diretoria nenhuma vez sera que passo ? Estudo em escola pública primeiro ano do ensino médio no período noturno .

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá Guilherme,

com apenas 13 pontos, você tem uma média 3 basicamente. Obviamente, sem passar pelo conselho você não é aprovado.
Eu mesmo já aprovei aluno meu com 14 pontos, então, saber como será o quinto conselho de seus professores é impossível mas uma coisa posso lhe afirmar, você não vai repetir.

O motivo de poder te afirmar que não vai repetir é simples, com apenas 3 disciplinas não existe reprovação. Você vai pegar, no máximo, o que chamamos de progressão parcial, ou seja, você vai para o segundo ano e fica com essas três matérias em dependência, que deverá ser cumprida no próximo ano. Isso se nenhum professor ou mesmo o conselho lhe liberar de nenhuma matéria.

Unknown disse...

Ola Professor, eu faço o 1°Ano do Ensino Médio, estudo em uma escola estadual da capital de SP, em três matérias eu fui para o conselho, mas eu tenho um bom comportamento e apresentei uma evolução ao decorrer dos bimestres, eu posso repetir ?

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá Bruno,

certamente não vai repetir não pois em apenas três disciplinas você vai no máximo pegar dependência. Como você disse que apresentou melhoras no decorrer dos bimestres pode ser que fique até livre de uma ou mais matérias e pegue menos DP´s ou até mesmo nem fique em DP, mas pode ficar tranquilo que com apenas 3 não há como ser reprovado.

Unknown disse...

Valeu professor

Anônimo disse...

O 5 conceito não se deve somar e dividir.... Atualmente ainda é assim?

Unknown disse...

Nas escolas do estado de SP o 5 conceito não se deve somar e dividir por 4.....Isto é atual?

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Fiquei com nota boa nos 3 primeiros e no 4 vacilei, tenho chance de passar sem PP(Recuperação)?

Prof. Marcus Gusman disse...

Jaqueline,

o quinto conceito nunca foi a média das otas dos 4 bimestres. Isso é uma espécie de "mito". O quinto conceito, desde quando surgiu, sempre foi a nota dada pelo professor, independente da média anual do aluno.

Ou seja, atualmente e desde quando foi implantado, sempre foi dado exclusivamente pelo professor e não é a soma das médias dividido por 4 :)

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá Gabriel, tem sim. Depende obviamente de suas notas, mas com apenas um bimestre com nota baixa é muito pouco provável que seja retido.

Anônimo disse...

Estou no último ano do ensino médio e no quinto conceito fiquei com duas materias (inglês e física) com nota 4, tenho possibilidade de reprovar?

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá anônimo,

eu não sei como ficou sabendo o quinto conceito, uma vez que o conselho final no estado de SP ainda não foi realizado. Os professores não podem, ou pelo menos não devem, divulgar as notas do 5° conceito antes do conselho final, até porque o mesmo ainda pode ser alterado pela votação do conselho.

Mas supondo que ficou com nota 4 no quinto conceito de duas matérias, seu caso vai ser submetido à votação no conselho. Aí é praticamente impossível saber o que vai ocorrer. Pode ser aprovada sem restrição ou pode ser que pegue DP. Somente o conselho vai poder dizer.

Anônimo disse...

Professor, sou a última anônima, consegui visualizar o quinto conceito através do boletim online. E estou com muito medo de reprovar, pois tiro notas altas em todas as matérias, na verdade, quase não tive aulas de físicas esse ano, devido a greve e irresponsabilidade do professor, tanto que no último bimestre que ele resolveu aparecer na escola, tirei 9. O que aparece no quinto conceito é o resultado final, correto? Se eu tiver ficado com essas duas matérias vermelhas, reprovo?

Prof. Marcus Gusman disse...

Se no boletim online só constam estas duas, pode ocorrer duas coisas:
- Você ser aprovada pelo conselho.
- Ter que fazer, no próximo ano, dependência destas duas matérias.

É difícil imaginar o que vai ocorrer no conselho, mas eu arriscaria dizer que irão te aprovar.

Fique tranquila. Espere o dia de amanhã e no dia 18 ligue na escola que lhe informar. Sei que é uma situação ruim mas de nada adianta sofrer por antecipação. Se suas notas são boas nas outras disciplinas provavelmente os outros professores irão dar um voto a seu favor.

Anônimo disse...

Olá meu nome é Marcus, estudo no Segundo ano do ensino médio, no primeiro ano eu passei pelo Conselho de classe na matéria de matemática, agora nesse ano eu fiquei em quatro disciplinas recuperando apenas três, sendo Português, Matemática, e Química. Mais não recuperei Biologia, e acabei sendo reprovado pelo Conselho, tem alguma lei que me impede de reprovar?
Por favor entre en contato comigo no meu email:
marcusv1998@hotmail.com

Prof. Marcus Gusman disse...

Respondido via e-mail Marcus.

Unknown disse...

Olá Marcus tudo bem. to com uma duvida louca. Eu estou frequencia global 86 por cento. Mais só em historia estou com 72 por cento. Vou repetir?

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá Mateus,

não há reprovação por falta em apenas uma disciplina. A reprovação por falta só ocorre quando o aluno tem menos de 75% de frequência na soma total de todas as matérias. Assim, sendo que você possui frequência total de 86%, pode ficar tranquilo que não será reprovado não.

Unknown disse...

Professor, no boletim online aparece em uma quadrinho que eu fui aprovado, mas não aparece as notas, será que o boletim online está certo ?

Prof. Marcus Gusman disse...

Olá Bruno,

dificilmente o boletim online estará errado. Se aparece que foi aprovado, parabéns. Rumo à uma nova fase na sua vida.

Unknown disse...

Valeu, graças a Deus eu passei, rumo ao Segundão

Prof. Marcus Gusman disse...

Isso aí, e volta aqui ano que vem pra falar que passou direto, sem sufoco OK! rs

Anônimo disse...

- Olá, Eu fique em recuperação em 3 matérias e não conseguir passar nessas 3 , Quando saiu o boletim deu rep nas matérias que eu fiz a recuperação então nesse boletim ja esta incluido o conselho ou não só a recuperação?

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 301   Recentes› Mais recentes»