sábado, 9 de junho de 2012

Fim do empasse - Neutrino não viajam acima da velocidade da luz


   Acabando de uma vez com o empasse sobre a possibilidade dos neutrinos viajarem acima da velocidade da luz, cientistas do CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear) fizeram um pronunciamento na sexta-feira (08 de junho) confirmando que os dados que antes tinham mostrado os neutrino em velocidade acima da luz trataram realmente de um erro de leitura, devido a defeitos em aparelhos de medida.


   Para verificar a possibilidade de uma quebra na Teoria da Relatividade de Einsteins que teria sido detectada em setembro de 2011, onde um experimento no próprio CERN teria medido neutrino viajando acima da velocidade da luz, os cientistas montaram 4 novos experimentos. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira.

   Nos quatro experimentos realizados os neutrino viajaram abaixo do limite da velocidade da luz, o que comprova que a Teoria de Einstein é correta sendo então a velocidade da luz o limite para a velocidade cósmica.

2 comentários:

ID1993 disse...

Vc acha realmente que o "possível" anúncio do boson de higgs detectado anula a possibilidade dos neutrinos acima da velocidade da luz? Acha que foram erros nas medições? Até fevereiro deste ano havia pouquissimas chances de se achar o boson de higgs (mais de 95% das pesquisas no LHC apontavam para isso - veja na internet) e agora, de repente, ele é anunciado?

Prof. Marcus Gusman disse...

O anúncio da possível detecção dos Bósons de Higgs e a velocidade dos neutrinos não estão relacionadas.
No mesmo dia que anunciaram que em algumas medições teriam captado neutrinos acima da velocidade da luz pesquisadores do próprio CERN já falaram que provavelmente haveria erros nos detectores.
Os detectores foram testados, novos envios de partículas foram feitas e em todos os envios os neutrinos viajaram abaixo da velocidade da luz, o que corrobora a teoria de Einstein.
Com relação ao bóson, já era esperado que novas partículas fossem surgir à medida que o LHC atingisse maiores capacidades. No momento ele opera com 8 TeV se não me engano, mas está projetado para chegar a valores de 12 TeV a 16 TeV.
Eu mesmo publiquei um post falando que na potência atual, seria impossível achar os Bósons. Mas que essas energias iriam aumentar.
Certamente surgirão novas partículas em porque não, os esperados Bósons de Higgs.
Realmente foram encontrados, a nós só cabe esperar.