terça-feira, 28 de abril de 2009

Novo telescópio é lançado pela Nasa em busca de novas "Terras"

A Nasa irá lançar na sexta-feira às 22h48 (0h48 no horário de sábado em Brasília), o primeiro telescópio espacial com capacidade de encontrar um planeta fora do Sistema Solar com tamanho
e condições de habitabilidade semelhantes às da Terra.
Apelidado de Missão Kepler ele vai monitorar a luminosidade de 170 mil estrelas simultaneamente. Cada vez que o brilho de uma estrela cai, é sinal de que um planeta pode estar passando na sua frente. Esse método, conhecido como "trânsito", já é usado por outros telescópios.
Diferentemente de telescópios como o Hubble, porém, o Kepler não tirará fotos do Universo bonitas o suficiente para enfeitar paredes. Seu papel será mesmo medir a emissão de luz de cada estrela e perceber mínimas oscilações.















A missão durará ao menos três anos e meio, com orçamento previsto de US$ 591 milhões. O Kepler vai girar em torno do Sol, na mesma órbita da Terra, seguindo-a.
O Kepler vasculhará uma área específica do céu, perto da constelação do Cisne. É uma região da nossa galáxia muito rica em estrelas e, espera-se, em planetas. Outra vantagem é que o Sol nunca estará na direção em que o telescópio aponta, o que impediria as observações.
Fonte: Folha de São Paulo - versão on line
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u529125.shtml

Nenhum comentário: