terça-feira, 28 de abril de 2009

Pouso histórico em Marte


A sonda Phoenix, da Nasa (agência espacial norte-americana), realizou um pouso histórico próximo ao pólo norte de Marte neste domingo (25). A Phoenix irá procurar água e avaliar as condições para a existência de vida no planeta, de acordo com membros da agência. É a primeira vez que uma espaçonave aterrissa em uma das regiões polares de Marte.

O brasileiro Ramon de Paula está entre os comandantes da operação, que exigiu um investimento de mais de US$ 450 milhões.

Impulsionada pela gravidade, a Phoenix, antes de entrar na atmosfera, estava a aproximadamente 20.400 km/h. Para diminuiu a sua velocidade e pousar ela abriu um pára-quedas e acionaou motores retropropulsores que ajudaram a reduzir a velocidade da sonda antes de atingir o solo.

Em 2002, cientistas descobriram que as regiões polares de Marte têm grandes reservatórios de água congelada sob uma camada de solo. A Phoenix foi lançada em 4 de agosto de 2007, para colher amostras da água e determinar se ela contém os elementos necessários para a existência de vida.

Antes da Phoenix, a Nasa tentou pousar uma sonda no pólo sul de Marte em 1999, mas ela se perdeu pouco antes de chegar ao solo.

Nenhum comentário: