quinta-feira, 25 de junho de 2009

Velocidade de dobra pode acontecer - A Física a favor da Enterprise


A velocidade de dobra é bem conhecida dos fãs de Jornada nas Estrelas, permitindo que a Enterprise viaje pela galáxia com velocidades superiores à velocidade da luz. Mas será que a velocidade de dobra é apenas um sonho ou é aquela espécie de projeto que está apenas aguardando a hora de se realizar?

Dois físicos da Universidade de Baylor, no Reino Unido, acreditam ter encontrado uma forma de trazer as viagens na velocidade da luz da ficção científica para a ciência, e de uma forma que não entra em contradição com as leis da física.

Os Drs. Gerald Cleaver e Richard Obousy teorizam que, manipulando as dimensões do espaço-tempo ao redor de uma espaçonave, utilizando uma quantidade gigantesca de energia, seria possível criar uma "bolha" que poderia empurrar a nave mais rapidamente do que a velocidade da luz.

Para criar essa bolha, os físicos argumentam que seria necessário manipular a 11ª dimensão para criar energia escura. Cleaver afirma que a energia escura positiva é responsável por acelerar o universo, exatamente como aconteceu logo depois do Big Bang, quando o universo se expandiu mais rapidamente do que a velocidade da luz.

"Pense nisto como se fosse um surfista pegando uma onda," afirma o físico. "A nave seria empurrada pela bolha e a bolha estaria viajando mais rápido do que a velocidade da luz."

2 comentários:

fabio japa disse...

quais os cientistas que se dizem manipular a energia escura.
nem o cern detectou gravitons, como é possivel manipular energia escura desconhecendo a gravidade?

Prof. Marcus Gusman disse...

Fábio, os cientistas são citados no texto, são os Drs. Gerald Cleaver e Richard Obousy.
Eles não afirmam que dá pra fazer isso hoje, atualmente, como o próprio texto diz,
"Os Drs. Gerald Cleaver e Richard Obousy teorizam que, " ou sejam é uma teoria.
A matéria escura já é tida como existente, mas é claro que da sua existência à sua manipulação é um enorme salto científico ainda!