segunda-feira, 1 de março de 2010

a Física que transforma vidas


     Com sucata, alguns livros amarelados de Física e muita, mas muita força de vontade, um garoto transforma a vida de inúmeras pessoas em uma vila no Malau.



(Foto: Ted)



William Kamkwamba, 22 anos, estudante











Sucata, uma bicicleta enferrujada, dois livros amarelados de física elementar, peças de um motor achadas em um ferro velho e, acima de tudo, muito esforço e criatividade. Foi esse o material que fez com que a vida de William Kamkwamba, que passava fome na parte rural do Malauí, virasse do avesso.

Sem incentivo, instrução e "nem noção do que era a internet", William confiava na intuição e nas noções básicas de física que recebeu no colégio. Mas até ele se assustou quando as pás se mexeram e, ao juntar dois fios a uma lâmpada, fez-se a luz.

Trivial para a maioria de nós, a literal gambiarra ("Extensão elétrica com uma lâmpada na ponta, que permite o uso da luz em diferentes localizações", segundo o Houaiss) mudou radicalmente a vida da vila, hoje movida por energia eólica, e ainda mais a de seu idealizador.

Aos 22 anos, Kamkwamba já palestrou no Fórum Social Mundial e no TED, o evento de tecnologia que recebe convidados como Bill Gates e Stephen Hawking. E, diga-se de passagem, foi aplaudido de pé por lá.

Leia o texto na íntegra

Fonte: 

Nenhum comentário: