terça-feira, 16 de março de 2010

Seno, cosseno........ Eita, pra que isso?

Estas funções trigonométricas nasceram do estudo dos triângulos. Os gregos notaram que o triângulo retângulo tinha algumas características interessantes, como, por exemplo, para triângulos semelhantes, o valor do cateto oposto sobre a hipotenusa para o mesmo ângulo dava sempre o mesmo valor. Passaram a chamar este valor de seno. O cosseno é a razão (divisão) do cateto adjacente pela hipotenusa.

Estas relações podem ser colocadas em um círculo de raio 1, o círculo trigonométrico. Para qualquer ponto sobre a circunferência deste círculo, há um ângulo entre a linha que une este ponto com o centro do círculo, e a projeção, a "sombra" deste ponto sobre os eixos coordenados (x e y) sempre determina triângulos retângulos. Com isto as relações de seno e cosseno passam a ser encontradas também no círculo. E aparece também a noção de tangente, como a extensão da linha que une o ponto ao centro, até tocar uma linha paralela ao eixo coordenado vertical, mas apenas tangenciando o círculo.

Para que servem estas funções?

Se você vai ser gari, não servem para nada. Agora se você for trabalhar com engenharia, principalmente engenharia elétrica, estas funções são o coração da matemática que você vai usar. Se você for um físico, estas funções também são imprescindíveis.

O mais interessante é o que os matemáticos fizeram com estas funções, eles definiram os números imaginários com elas. E também um monte de funções importantes. Com isto, o seno e o cosseno deixam de ter significado como entidades geométricas, e passam a ser uma abstração, algo que pode ser utilizado para representar funções periódicas, por exemplo, ou para calcular funções transcedentais. E é aí que estas funções são fundamentais para engenheiros e principalmente para físicos.

O seno, cosseno e tangente são apenas o primeiro degrau para quem vai usar a matemática como ferramenta no seu dia-a-dia.



fonte: Texto retirado de uma postagem de 2008 no yahoo.
          Autor: Cesar G

Nenhum comentário: