quinta-feira, 15 de julho de 2010

Novo método de criptografia usa a Física e a Teoria do Caos

     As transações eletrônicas estão cada vez mais presentes em nossas vidas, seja direta ou indiretamente. A necessidade de mantê-las seguras é cada vez maior já que, com o seu aumento, cresce também a ação de hackers em querer obter dados sigilosos.
     Para impedir a ação de crimes virtuais e para manter os dados seguros fazemos o uso, no mundo virtual, de um processo a que chamamos de criptografia. Mas juntamente com o crescimento da criptografia, cresce também as tentativas de quebra. Assim, melhorar os métodos criptográficos deixando-os mais complexos e não "muito lentos" é uma busca constante.

     Com base na teoria do caos, um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu um novo sistema de criptografia que, mesmo sendo mais seguro, mantém a velocidade e a operacionalidade dos sistemas tradicionais.
     O novo sistema foi desenvolvido por cientistas do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e do Departamento de Física e Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFLCRP). O trabalho foi publicado recentemente no International Journal of Modern Physics C.
     Segundo Bruno, um de seus idealizadores, o sistema poderá trazer mais segurança às transações bancárias e ao comércio eletrônico, por exemplo, além de ter aplicações como a codificação de arquivos em notebooks, para evitar problemas em caso de roubo ou furto do equipamento.

Leia mais: Criptografia baseada na teoria do caos

Fonte: Estadão | Agência FAPESP

Nenhum comentário: