sexta-feira, 22 de julho de 2011

Xi-sub-b neutra: eis que surge uma nova subpartícula




     Nem só do CERN vêm as grandes descobertas. Pelo seu tamanho colossal o CERN obviamente é, atualmente, o acelerador de partículas mais conhecido, discutido e divulgado, mas muitas descobertas surgem em dezenas de outros aceleradores de partículas, como é o caso do  Fermilab, localizado em Batavia, próximo a Chicago, nos Estados Unidos. Foi exatamente lá que o quark top foi descoberto.

     E foi no Fermilab que mais uma subpartícula foi descoberta. A partícula é chamada Xi-sub-b neutra. Quando formada no acelerador de partículas, durou apenas um mero instante antes de decair em partículas mais leves.
     A partícula é um bárion, o que significa que é composta por três partículas fundamentais chamadas quarks. Ela contém um quark “strange”, um quark “up” e um quark “bottom”. O quark “bottom” é chamado de quark “bottom” pesado, e torna a Xi-sub-b neutra cerca de seis vezes mais pesada que um próton ou nêutron.

     Esta partícula era prevista teoricamente, mas nunca tinha sido observada. Os modelos físicos ainda prevem que vários bárions ainda devem ser descobertos.

Nenhum comentário: