domingo, 7 de agosto de 2011

Fazendo sons

Nada melhor, para compreender as ondas sonoras e suas propriedades, do que construir instrumentos musicais.

Claro, estamos falando de simples instrumentos. Com eles não só podemos compreender como os mais diversos sons são formados mas também podemos resgatar o surgimento dos mais diversos instrumentos musicais que hoje temos e que sofreram tantas modificações e aperfeiçoamento.

Vamos a eles....


01) Pandeiro




Materiais: 1 prato de vaso, 8 tampinhas achatadas e arame
Como fazer
1- Peça para um adulto abrir quatro fendas nas laterais do prato de vaso, usando uma serrinha manual (dando um espaço de 8 a 10 cm entre uma fenda e outra).
2- Com um prego, faça um furo acima e um abaixo de cada fenda.
3- Fixe um pedaço de arame nos furos de cima e perfure o meio das tampinhas achatadas de garrafa.
4- Prenda o arame nos buracos de baixo, fixando bem as tampinhas.
Como tocar Toque na seqüência que mostra a figura: primeiro bata o dedão, depois a ponta do dedo-médio, o punho e a palma da mão.
Como tocar: use a convenção:
dedão 1
ponta 2
punho 3
tapa 4
(Fonte: Educa Já)



02) Flauta D´água


Materiais: 30 cm de cano fino de PVC, fita-crepe e 1 bexiga
Como fazer
1- Encaixe o bico da bexiga inteiro na ponta do cano e grude com fita-crepe.
2- Coloque um pouco de água dentro da bexiga.
Como tocar
Encha a bexiga de água. Depois, assopre a parte aberta do cano, buscando a embocadura ideal, e toque uma nota de cada vez.
Dica: puxe a bexiga enquanto toca para conseguir notas diferentes
(Fonte: Educa Já)


03) Sax


Materiais: 40 cm de cano fino de PVC, fita-crepe e 1 garrafa de plástico
Como fazer
1- Com uma régua, meça 3,5 cm da ponta do cano e faça uma marca.
2- Faça um corte em diagonal a partir da ponta do cano até a sua marca.
3- Use um pedacinho de garrafa de plástico no formato da ponta cortada do cano e fixe-o com fita-crepe.
Como tocar
Cubra a parte de fita-crepe com a boca e assopre devagar até sair som.
(Fonte: Educa Já)



04) Cítara


A CÍTARA é um instrumento histórico. Em Portugal foi muito tocado por senhoras, no século passado. Tem a sua origem na lira de Apolo, que segundo a mitologia foi inventada por Anfião, meio-irmão de Apolo, para o acalmar. A caixa de ressonância da Lira de Apolo era uma carapaça de tartaruga. Mas, não precisas fazer mal a nenhum animal, porque a tua CÍTARA, tem como caixa de ressonância uma caixa de sapatos. Modernamente as CÍTARAS utilizam uma caixa acústica de madeira, são baixas e têm muitas cordas. Mas como a vida está cara, a tua , só vai ter oito cordas : DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI, DÓ.
MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
Caixa de sapatos de cartão forte, 2 ripas de 30 x 3 x 1 cm, 8 parafusos com cabeça em gancho, 3 ripas de 30 x 1 x 1 cm, 8 parafusos de 2 cm de comprimento, 60 cm de arame e fio de nylon de 1mm e 0,5 mm (2 metros de cada -pode ser fio de pesca).



Faz um orifício redondo na tampa da caixa de sapatos (a boca ou abertura musical). Reforça a parte debaixo da caixa de cartão, com as ripas maiores. Podes colá-las ou pregá-las. Estas servem de reforço aos furos que vais fazer para aplicares os parafusos e ganchos. 
Para aumentar a resistência da estrutura cola a tampa à parte de baixo. Faça agora 8 furos equidistantes nos topos da caixa de cartão, que devem furar também a madeira. Neles enroscas, dum lado os parafusos e do outro os ganchos. Na parte superior da CÍTARA, o tampo nos cordofones, tens de colocar dois apoios de cordas e um cavalete móvel, que fica no meio destes. Os pontos de apoio de uma corda devem ser finos e duros. Por esse facto, deves colocar sobre estes, um arame. A técnica é simples: com um serrote, fazes um rasgo ao correr da madeira, que serve de sulco para que o arame não se desloque. Finalmente vais colocar as cordas de nylon. As mais grossas, para as notas mais graves e as mais finas para as outras. O cavalete do meio deve ter uma inclinação de cerca de 60 graus e ficar o mais próximo possível dos ganchos. Deves afinar a tua CÍTARA, comparando as notas com as de outro instrumento.  


COMO TOCAR
As cordas na CÍTARA são beliscadas com uma palheta, igual à das violas eléctricas. A palheta, normalmente, é um pequeno triângulo de plástico. 

(Fonte: Educa Já)






05) Flauta de Pã





FLAUTA DE PÃ ou Flauta de Amolador é um instrumento com grandes tradições.  É um instrumento muito antigo. Já os Romanos e os Gregos o fabricavam e tocavam. Ainda hoje esta Flauta é conhecida em todo o Mundo. Na Birmânia é um dos instrumentos populares mais importantes, onde é conhecido por “NAÚRE” e no Peru existem Flautas de Pã com 2 metros de altura. Para que não tenhas de comprar um escadote, aquela que vais construir é … muito mais pequena.


MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
1 metro de tubo PVC, 8 rolhas de cortiça, cerca de 20 cm de fita adesiva e 2 metros de fio de lã





Para iniciares a construção, vais cortar o tubo em 8 bocados com alturas diferentes. Os tubos maiores produzem um som mais grave e os menores mais agudo. Para que tenham uma sonoridade bonita e cristalina, eles devem ser bem fechados num dos lados. 
A altura dos oito tubos é: 16,5 cm;15 cm;14 cm;13 cm;12 cm;11 cm e 10;9 cm. 
A operação de corte deve ser seguida do bolear do tubo, com a lima e depois com a lixa, uma vez que para tocares esta flauta vais ter de encostar o tubo nos lábios e se o tubo estiver rugoso podes machucar. 
Agora coloca uma rolha em cada um dos tubos. 
A afinação faz-se subindo ou descendo a rolha no interior do tubo; depois de teres as 8 notas afinadas vais juntá-los, com o auxílio de tiras da fita adesiva.


DECORAÇÃO O atar dos tubos com lã de várias cores dá um aspecto alegre à FLAUTA DE PÃ.


COMO TOCAR
Ao princípio pode parecer-te complicado, mas logo lhe apanhas o jeito. Encosta os lábios a um só tubo e sopra com força. Primeiro começa por fazer escalas ascendentes (dó,ré,mi,fá,sol,lá,si,dó) e depois descendentes (do agudo para o grave). 

(Fonte: Educa Já)






Nenhum comentário: