sexta-feira, 19 de agosto de 2011

As borras do café

     As vezes místico, as vezes artístico, as imagens geradas pelo café intrigam nossa imaginação. Por mais estranho que pareca há muita física por trás delas.
     São inúmeras as ocorrências desse tipo de manchas, tal como em aquarelas ou nas tintas utilizadas em impressoras.

     Para melhor entender como elas são geradas, um grupo de pesquisadores decidiu debruçar-se sobre o assunto. Após os estudos eles descobriram que no café, como em muitos outros solventes e tintas, quando a água está evaporando, ela o faz de maneira mais eficiente nas bordas, o que gera um fluxo da água restante na direção das bordas já secas. Durante o fluxo, pequenas partículas são levadas do centro à borda, deixando-as mais escuras, com uma maior concentração.

     Mas no que isso pode ser útil, você pode estar pensando... Segundo palavras do próprio autor, Peter Yunker,  “Há muita física elegante em um monte de objetos do cotidiano”. “Há também uma grande quantidade de aplicações práticas que vêm da física básica”.

     Um exemplo disso seria ajudar os fabricantes de tintas para impressão a desenvolver formas mais eficientes de tintas e recipientes, de forma que eles não sequem de forma irregular, diminuindo assim a quantidade de solventes sólidos.. Sabe-se hoje que as tintas para impressão tem custos tão elevados que ultrapassam os mais caros champanhes.

Fonte:

Physics of Coffee Stains Explained

     

Nenhum comentário: