quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A expansão do Universo e o Nobel de Física de 2011


     Neste ano de 2011 o Nobel de Física foi dado a 3 pesquisadores, Saul Perlmutter, Brian Schmidt e Adam Riess, que comprovaram a expansão do Universo.
     Desde a década de 90 eles estudam estrelas supernovas, que são resultantes das violentas explosões que ocorrem na morte de estrelas anãs brancas.
     As supernovas são usadas pelos astrônomos para fazer medidas de distância no Universo.  Foi exatamente isso que os ganhadores do Nobel fizeram. Usando as supernovas, eles mediram as distâncias entre as galáxias e com que velocidade elas estão se afastando. Pela análise da cor luminosa obtiveram que elas se afastam, e cada vez mais rápido.
     O problema agora é explicar esse afastamento. Muitos acreditavam que o Universo deveria estar freando devido à atração gravitacional entre as galáxias e corpos celestes. Como isso não acontece, acredita-se que exista outra força por trás deste fenômeno, que hoje os pesquisadores chamam de energia escura, nome este dado exatamente por ser uma energia não encontrada, não localizada.


Nenhum comentário: