domingo, 8 de março de 2009

Termômetro? Pra que, não estou com febre...

Quando ouvimos falar de termômetros logo nos lembramos dos termômetros clínicos, aqueles usados para verigificar se alguém está ou não com febre. Mas existem muitos outros termômetros, cada um mais indicado para uma determinada situação. E pode acreditar, você vive cercado deles.





O termoscópio de SantórioOs termômetros são instrumentos destinados à medir a temperatura, que é uma medida do grau de agitação das moléculas de um determinado material ou substância. Os mais comuns são os termômetros clínicos a mercúrio ou os domésticos a álcool. Em ambos, a temperatura é obtida através da medida da dilatação do líquido contido no interior de um capilar (um tubo muito fino). A grande maioria dos termômetros realizam as medidas com valores na escala Celsius, mas alguns o fazem na escala Fahrenheigt. Saiba um pouco mais sobre essas escalas...



Inúmeros inventores inventaram o que seria o primeiro termômetro da história, mas foi um inventor italiano chamado Santório que associou ao tubo de vidro contendo um líquido uma escala numérica. Assim, geralmente é atribuído a ele a invenção do termômetro. O modelo inventado por Santório ficou conhecido com termoscópio.

Em todos equipamento ou instrumento que é necessário manter uma monitoração da temperatura há um termômetro. Assim, na geladeira da sua casa, no carro, nos computadores e em muitos outros lugares podemos encontrá-los. E eles são muito variados já que cada um se aplica melhor a uma faixa de valores de temperatura.

Temos termômetros a gás, a álcool, a mercúrio, bimetálicos, ópticos, etc.


Quer conhecer todos eles? Dê uma olhada nesse link para saber um pouco mais.

Nenhum comentário: