terça-feira, 3 de maio de 2011

Anti-hélio - a mais pesada antimatéria já detectada


     A exatos 100 anos Rutherford descobria, através da célebre experiência com raios  alfa e placas de ouro, a existência de uma eletrosfera nos átomos. As partículas alfa utilizadas por Rutherford nada mais são do que átomos de hélio 4. Agora, um grupo de pesquisadores do Colisor Relativístico de Íons Pesados (RHIC), nos Estados Unidos, com participação brasileira, conseguiu observar partículas de anti-hélio, a mais pesada antimatéria já produzida.

     A busca pela antimatéria é uma busca antiga e visa solucionar uma das questões mais procuradas pela Física, o porque de haver muito menos matéria no Universo do que as leis prevêem. Os Físicos acreditam que a resposta a essa questão está na existência da antimatéria.
     Se a um tempo atrás um cientista afirmasse que a antimatéria existia a grande maioria da população acharia que ele está completamente louco. Hoje, quem discorda da existência da antimatéria é simplesmente uma pessoa mal informada.
     Em março do ano passado este mesmo grupo já havia publicado um artigo onde eles haviam obtido um "anti-hipernúcleo", que nem mesmo constava na tabela periódica. Neste trabalho eles obtiveram uma partícula com dois antiprótons e dois antineutrons, o anti-hélio.

“Observando pela primeira vez o anti-hélio – uma partícula alfa de antimatéria –, demos mais um passo em direção à construção de uma nova tabela periódica" diz Suaide, um dos pesquisadores envolvidos no projeto.


Quer saber mais?
  - Anti-hipernúcleo
  - Antipartícula de peso: Agência FAPESP

Nenhum comentário: