domingo, 22 de maio de 2011

Máquinas Térmicas - Experiência para os 2°s anos do EM


     Muito comum nas aulas de Física, as tranformações de energia são frequentes em nosso cotidiano. Em todas as áreas nós podemos encontrar exemplos e aplicações dessas transformações. Nesse experimento vocês deverão demonstrar, com a construção de um protótipo de "barco a vapor", a conversão de energia térmica em energia mecânica.

Materiais:
  • Um frasco de desodorante ou alguma embalagem equivalente
  • Um tubo de cobre (um tubo, nao um arame ou fim - tem que ser oco)
  • Tampa pequena de metal ou algo semelhante
  • Pedaço de vela
Procedimentos:

    Corte o frasco no seu sentido ongitudinal e, com a ajuda de um prego ou de algum perfurante, faça dois furos que permitam passar o tubo de cobre.
    No meio do tudo de cobre, enrole para formar uma espécie de serpentina. Ela deverá ser pequena, para que possa ser aquecida pela chama da vela.
    Coloque o tudo de cobre dentro do frasco pasando suas duas pontas pelos furos. Entorte o tubo para que ele fique ligeiramente levantado na parte de dentro do frasco e, em suas pontas, levemente curvados para baixo.
    Coloque o pedaço de vela dentro da tampa de metal e cole-a no frasco, bem embaixo da serpentina de cobre. Deve-se ter um espaço suficiente para que a chama atinja exatamente a serpentina.
    É importante que os furos por onde passam o cano de cobre sejam bem vedados, para que não entre água em nosso barco.

    Feito todos os passos é hora de testar. Para isso é prciso colocar água dentro do cano de cobre. Ponha uma de suas extremidades na água e sugue o ar pela outra ponta. Sem deixar a água sair do cano, coloque o barco sobre um recipiente com água.

    Atenção: as pontas do cano de cobre deverão estar submersas. Se não estiverem deve-se curvá-las até que fiquem embaixo d'água.

    Agora basta acender a vela e ver o barco se movimentar!!!

Fonte: Brasil Escola

Nenhum comentário: