domingo, 24 de maio de 2009

As leis de Newton e o "zylon"

Podemos não perceber mas a toda hora acontecem situações em nosso cotidiano relacionadas com a Física! Veja o quadrinho abaixo:


Todo o estudo, e a compreensão, dos movimentos só tornaram-se plenamente claros para nós após Isaac Newton apresentar para todo o mundo três leis muito importantes, que ficaram conhecidas como as Três leis de Newton:
Newton publicou estas leis em 1687, no seu trabalho de três volumes intitulado Philosophiae Naturalis Principia Mathematica. As leis explicavam vários comportamentos relativos ao movimento de objetos físicos.

Lei I - Inércia:  Corpus omne perseverare in statu suo quiescendi vel movendi uniformiter in directum, nisi quatenus a viribus impressis cogitur statum illum mutare.
Traduzindo - Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.

Li II - Quantidade de Movimento: Mutationem motis proportionalem esse vi motrici impressae, etfieri secundum lineam rectam qua vis illa imprimitur.
traduzindo - A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é imprimida.

Lei III - Ação e Reação: Actioni contrariam semper et aequalem esse reactionem: sine corporum duorum actiones in se mutuo semper esse aequales et in partes contrarias dirigi.
Traduzindo: A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas.

Embora hoje em dia apresentamos essas leis em poucas palavras, cada uma foi apresentada em um livro, isso mesmo, um livro inteiro para cada lei. Com isso dá para imaginarmos a real importância delas.

Newton também demonstrou como as três leis, combinadas com a sua lei da gravitação universal, conseguiam explicar as consagradas Leis de Kepler sobre o movimento planetário. Essa demonstração foi a maior evidência a favor de sua teoria.

Quer saber mais sobre o assunto? Dê uma olhada nos links abaixo e veja os vídeos
Recomendação de leitura: Isaac Newton e a sua maçã - coleção Mortos de fama -  Cia das Letras

Mas se você chegou até aqui na sua leitura da postagem, deve estar se perguntando: mas e o que é o tal zylon do título que não vi até agora?

Boa!!! O "zylon" é m brinquedo muito conhecido nos Estaos Unidos. Seu funcionamento está relacionado justamente com  as Leis de Newton. Se você é meu aluno de primeiro ano, certamente já ouviu falar nele e eu até mesmo demonstrei o seu funcionamento em sala. Se não é, veja o vídeo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal gostei kk