domingo, 17 de maio de 2009

Formação das brisas

Você já parou para pensar como surgem os ventos? Ou por que durante o dia, no litoral, a brisa marítima ocorre sempre do mar para a costa e à noite ocorre o contrário?





Vamos entender isso!

As brisas marítimas ou os ventos são resultados do deslocamento das massas de ar, devido às conrrentes de convecção. Isso mesmo, as mesmas que estudamos nas aulas de Física e que fizeram os "móbiles" girarem, lembram?
No caso das cidades costeiras, a areia aquece mais rapidamente do que a água do mar. Assim, o ar quente sobe e seu lugar é preenchido pelo ar que estava sobre as águas, que está a uma temperatura menor. A essa movimentação das camadas de ar chamamos de brisa marítima.
Quando anoitece o processo se inverte, devido ao fato da areia esfriar mais rapidamente do que a água do mar. Assim, o ar que sobe é o que encontra-se sobre a água, e temos então a brisa indo da costa para o mar.

Com as brisas temos um verdadeiro "balé" das núvens: veja este vídeo.

As brisas interagem diretamente com centros urbanos, influenciando a dispersão de poluentes e alterando o clima local. Elas podem, além disso, interagir com outros fenômenos atmosféricos e contribuir para sua amplificação, com formação de tempestades, por exemplo. Por isso são levadas muito a sério pr centros de estudo em todo o mundo.

Ficou interessado e quer saber um pouco mais sobre as brisas, então leia o artigo publicado na revista da FAPESP clicando aqui!

Nenhum comentário: