quarta-feira, 13 de maio de 2009

Energia nuclear limpa

Um material milhares de vezes mais pesado do que a água e com densidade maior do que a encontrada no interior do Sol está sendo pesquisado por cientistas no Departamento de Química da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.

O objetivo do estudo é desenvolver uma fonte de energia que seja mais sustentável e ofereça menos riscos ao ambiente do que os sistemas atuais de produção de energia nuclear.

O novo material está sendo chamado de deutério ultradenso e é uma variação do isótopo do hidrogênio com número de massa igual a 2. Ele é tão pesado que um cubo de 10 centímetros de lado com o material pesaria 130 toneladas.

“Se pudermos produzir grandes quantidades de deutério ultradenso, seu processo de fusão pode se tornar a mais importante fonte de energia no futuro. E isso é algo que pode estar disponível mais cedo do que se pensa”, disse Holmlid.

O cientista sueco estima ser possível, em alguns anos, modelar a fusão do deutério ultradenso de modo que a reação produza apenas hélio e hidrogênio, elementos que não oferecem risco ao ambiente.

Fonte: Agência FAPESP - 13/5/2009

Nenhum comentário: