sábado, 9 de maio de 2009

O Projecto HADES - indo além do CERN


Físicos de nove países europeus estão reunidos em Sesimbra até domingo parafinalizar os preparativos de uma experiência que pretende dar a conhecer a face da massa da matéria que ficou fora das investigações conduzidas no novo acelerador LHC do CERN.

O Projecto HADES procura saber de onde vem a massa das partículas. Actualmente sabe-se que a parte da matéria tem duas faces: uma é a massa das próprias partículas que a constituem, enquanto que a outra está associada à energia contida na força de ligação entre elas e que as mantém juntas.
O HADES (High Acceptance Di Electron Spectrometer) é um sistema de detecção construído entre 1996 e 2002 em Darmstadt, Alemanha, no âmbito de uma colaboração entre cientistas da Alemanha, Rússia, Portugal, Espanha, França, Itália, Polónia, República Checa e Chipre. Agora ele sofrerá modificações com construção e operação de um detector de partículas de concepção original que ajudará a identificar com mais rigor o tipo de partículas que emergem das referidas colisões nucleares.
C0om este novo sistema ele será capaz de medir o tempo de voo das partículas (desde o ponto da colisão até ao detector) com uma precisão equivalente ao tempo que demora a luz a percorrer uma distância de três centímetros (cem picosegundos). Esta informação permite por sua vez determinar a velocidade das partículas, o que é um passo importante para identificar o tipo de partícula de que se trata.
O detector encontra-se em fase final de produção, devendo ser instalado em HADES ao longo do ano de 2009. Uma vez em funcionamento, o que deverá acontecer em 2010, o detector permitirá estudar um aspecto particular da Física Nuclear que tem relevância para a estabilidade das estrelas de neutrões, objectos celestes exóticos de grande interesse para a Astronomia e a Astrofísica.

Nenhum comentário: