sábado, 23 de maio de 2009

Os "porquês" da física

Muitos perguntam pra que estudar Física. Bom, só o fato de, ao estarmos estudando, estarmos adquirindo novos conhecimentos e com isso aprimorando nossas funções cerebrais já seria uma resposta bastante razoável, mas podemos ir além disso.
Esses dias, lendo algumas notícias na Internet, encontrei um artigo muito legal falando sobre o assunto. Abaixo transcrevo-o para vocês...

Em alguns condomínios ou prédios comerciais, para reforçar a segurança, são colocados espelhos próximos à guarita do zelador, ampliando o campo visual. Ao se maquiar, as mulheres preferem espelhos que dão a impressão de que a imagem está maior, ressaltando os detalhes. Já os retrovisores de veículos ou espelhos de academia de ginástica apenas refletem o objeto que está à frente, sem modificá-lo. A diferença nestes três espelhos tem a ver com a física, mais especificamente com ótica, assunto que vai cair no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Um dos segredos para ter bom desempenho no exame, garantem os professores, é procurar relacionar ao máximo os conteúdos da disciplina com o dia a dia. 

“A física tem muito a ver com a natureza. Podemos explicar, por meio dos fenômenos naturais, vários assuntos da disciplina. Por isso, é importante que, ao estudar física, o estudante associe sempre o que aprendeu a uma situação da sua vida. Fica mais fácil de entender”, observa o professor Charles Turuda, do Colégio Equipe, que obteve a maior nota do Enem, no Estado, na rede privada de ensino. A questão colocada como desafio nesta reportagem (ver quadro ao lado) mostra como o Enem relaciona conceitos ao cotidiano. Uma panela de pressão é usada como exemplo para cobrar do jovem conhecimentos sobre mudanças de fases das substâncias, que está dentro de termologia.



Comparado o programa do Enem com o dos vestibulares das principais universidades públicas de Pernambuco (UFPE, UFRPE, UPE e Univasf), Turuda diz que a diferença é que o exame nacional subtraiu física moderna. “O que é positivo, pois a física moderna é um assunto mais difícil de trazer para o dia a dia”, ressalta o professor. “No mais, é o mesmo conteúdo que os alunos já estudavam no ensino médio. O que muda é a abordagem. Enquanto no vestibular há a exigência da fórmula, do cálculo, no Enem é preciso interpretar a física”, destaca.

CONSELHO - Ele recomenda aos feras reforçar o aprendizado dos assuntos relacionados à energia. Vale estudar todas as formas de energia. Como 2009 é o Ano Internacional da Astronomia, o professor sugere que os vestibulandos busquem informações sobre telescópios e lentes, que, assim como os espelhos, estão dentro da física ótica. “Há 400 anos Galileu fez as primeiras observações da lua com lunetas. Por isso, é importante saber como funcionam os telescópios”, justifica Turuda. 

Feras como Matheus Sarmento, 17 anos, que tentará vaga em engenharia, têm física como disciplina específica. Também para quem vai concorrer nos cursos na área de saúde, como Renata Carriço, 17, que deseja cursar medicina. Para os candidatos de humanas, como Lígia Moraes, 17, fera de direito, a matéria não é a mais cobrada. “O bom é que no Enem há mais questões conceituais que de cálculos. Para mim é ótimo, pois é mais fácil entender os assuntos”, observa Lígia. “É justo que para quem não é de exatas o nível de exigência em física seja menor. Mas para a área que quero ingressar, engenharia, há a necessidade de quantificar”, comenta Matheus.


Publicado em 20.05.2009, às 21h45

Margarida AzevedoDo Jornal do Commercio

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